Senadores querem debater com ministros ampliação da banda larga na Região Norte



Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e de Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante, devem discutir com os senadores, em março, as políticas para suas áreas. O convite foi aprovado nesta quarta-feira (2) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que elegeu os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM) e Gim Argello (PTB-DF), respectivamente, como presidente e vice-presidente.

Os senadores da região Norte, onde o acesso à internet é mais difícil, querem discutir o Programa Nacional de Banda Larga. Segundo eles, a inclusão digital, além de um direito em si, é um meio para garantir outros direitos à população. E esses direitos, com a precariedade do acesso à internet, estão sendo negados à população daqueles estados.

Aníbal Diniz (PT-AC) considerou importante debater, além da banda larga, a expansão da rede pública de radiodifusão a todos os municípios da região. Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que a informação está incluída, hoje, entre os direitos fundamentais do cidadão e privá-lo do acesso em banda larga à rede mundial de computadores seria uma violação desses direitos.

Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) observou que moradores de estados como Roraima, Amapá e parte do Amazonas não têm a mesma facilidade de acesso à internet disponível para a maioria da população brasileira. A região, segundo ele, tem dado grande contribuição ao desenvolvimento sustentável do país e, agora, os seus cidadãos devem ter reconhecido um de seus direitos fundamentais.

Angela Portela (PT-RR) anunciou a intenção de apresentar requerimento para uma audiência pública sobre o Programa Nacional de Banda Larga. O debate do assunto foi considerado importante também pelos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e João Ribeiro (PR-TO).

02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Banda larga chega à região Norte

Acordo vai expandir Plano de Banda Larga na Região Norte

Senadores querem discutir uso de freqüência para TV e banda larga

Senadores querem recursos do Fust investidos em banda larga

Senadores querem novo debate sobre banda larga no país

Senadores da CCT querem aproveitar lei da banda larga para garantir custeio de TVs comunitárias