Senadores querem novo debate sobre banda larga no país



O programa do governo federal que visa à ampliação do uso de internet por meio de banda larga, permitindo acesso mais rápido e a preços reduzidos, será discutido em uma segunda audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Requerimento do senador Roberto Cavalcanti (PMDB-PA) propondo o debate foi aprovado nesta quarta-feira (10).

Os senadores da CCT discutiram o tema na terça-feira (9) com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, entre outros convidados. Para o novo debate serão convidados o secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, a presidente da Rede Global Info, Magdiel da Costa Santos, e o consultor legislativo do Senado Igor Villas Boas de Freitas.

Também constava da pauta de votações da comissão desta quarta-feira projeto (PLS 88/99) que proíbe a fidelização de clientes de empresas que prestam serviços de telecomunicação. Conforme informou o presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a ausência do relator da matéria, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), motivou o adiamento do exame da matéria, que será incluída na agenda da próxima semana.

Prêmio à paz

Na mesma reunião, os senadores também aprovaram requerimento do senador Flávio Arns para que seja apresentado à Mesa do Senado projeto de autoria da CCT propondo a criação de um prêmio anual de menção honrosa a entidades e pessoas que se destacarem no emprego de atividade científica pacífica. A honraria deverá ser entregue em sessão comemorativa do Dia Mundial da Ciência Pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em 10 de novembro.

Os senadores da comissão aprovaram ainda 29 projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de 22 rádios comunitárias, outorgando a concessão de uma emissora AM, outorgando a permissão de cinco FMs e renovando a concessão de uma emissora de televisão. Todas essas decisões foram terminativas.



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem discutir uso de freqüência para TV e banda larga

Senadores querem recursos do Fust investidos em banda larga

Senadores da CCT querem aproveitar lei da banda larga para garantir custeio de TVs comunitárias

Senadores querem debater com ministros ampliação da banda larga na Região Norte

Revista 'Em Discussão!' mostra o debate sobre ampliação da banda larga no Brasil

Senadores podem votar a realização de audiências sobre marco civil na internet e plano de banda larga