Senadores questionam critérios de contagem populacional nos municípios



A queda na renda em municípios brasileiros, resultado de cálculos de contagem populacional realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), motivou protestos de diversos senadores, durante reunião técnica na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. O economista foi questionado pelos senadores Flexa Ribeiro (PSB-PA), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). Para Valadares, há "inflexibilidade" dos métodos adotados pelo órgão. 

Eduardo Nunes explicou que o país ainda convive com importantes movimentos migratórios, que resultaram na redução populacional e conseqüente redução na parcela do Fundo de Participação de Municípios em 444 cidades, mas também resultaram no aumento de população e de renda em 1.700 municípios. Para aprofundar o assunto, a CAE aprovou requerimento para a realização de audiência pública sobre critérios de contagem populacional, utilizados pelo IBGE. 

Também participaram do debate na CAE os senadores João Tenório (PSDB-AL) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Antes de encerrar a reunião técnica, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da CAE, elogiou o trabalho realizado por Eduardo Nunes e destacou que, "pela primeira vez em 60 anos, a taxa de crescimento do país é maior que a taxa de inflação".



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores questionam presidente do IBGE sobre cálculo da contagem populacional

Começa audiência sobre critérios do IBGE para contagem populacional

Senadores questionam critérios para definição de gastos sigilosos

Representante de prefeitos contesta contagem populacional do IBGE

Senadores também questionam critérios para debate na TV em campanha de 2010

Comissão debate critérios adotados pelo IBGE na contagem da população