Senadores rejeitam Valcke e insistem em debater com presidente da Fifa
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) desmarcou reunião que aconteceria na próxima quarta-feira (11) com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, a respeito do projeto da Lei Geral da Copa (PLC 10/2012). Os senadores ouvirão apenas o ministro, mas na terça (10). E vão marcar um outro debate na expectativa de que venha o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
A Comissão vai inclusive enviar comunicado à Fifa reiterando a necessidade de que a entidade máxima do futebol seja representada por seu presidente, e não pelo secretário-geral.
As autoridade brasileiras têm evitado tratar dos assuntos do Mundial com Valcke, desde que ele deu a polêmica declaração de que o Brasil não estava organizando a Copa do Mundo como deveria e, por isso, seus dirigentes mereciam “um pontapé no traseiro”.
Na ocasião, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pediu formalmente à Fifa que trocasse o interlocutor, mas não foi atendido. Valcke disse, depois, que sua expressão foi mal traduzida e que o significado real era de que o trabalho precisava ser acelerado.
Relatora do projeto de Lei Geral da Copa na CE, a senadora Ana Amélia (PP-RS) insistiu na necessidade de que Blatter venha ao Senado. Apesar de concordar com o formato do debate, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) ponderou que recusar a eventual substituição de Blatter por um representante da Fifa poderia criar uma dificuldade complementar.
– O calendário de votação já está apertado e é preciso ter agilidade nesta matéria – observou Cunha Lima.
Aprovado pela Câmara no último dia 28, o projeto da Lei Geral da Copa será examinado simultaneamente pela CE, CCJ e CAE. A matéria disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários para a entidade e seus associados durante os eventos esportivos.
03/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Fifa vai debater Lei Geral da Copa com senadores
Em debate, senadores insistem na criação da CPI da Corrupção
Presidente da Petrobras vai debater com senadores planejamento da instituição até 2013
Senadores rejeitam requerimento sobre hidrelétrica
Senadores rejeitam sigilo indefinido de documentos
Senadores governistas rejeitam medida provisória