Senadores repudiam reportagem contra Brizola



Em aparte ao discurso do senador Sebastião Rocha (PDT-AP), nesta quarta-feira (7), 20 senadores manifestaram sua solidariedade ao presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Leonel Brizola, em razão de reportagem publicada pela revista Veja, indicando que sua fortuna teria quadruplicado nos últimos 20 anos. O senador Álvaro Dias (PR) disse ter respeito e admiração por Brizola, "um ser humano com defeitos como todos, mas dono de virtudes indiscutíveis, sendo a principal a postura ética".

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) definiu a reportagem como injusta. Dutra afirmou que o PT e Brizola já tiveram divergências históricas, mas que, de forma alguma, o Partido dos Trabalhadores contribuiria para levantar questões como as apresentadas pela Veja. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lembrou que era soldado quando Leonel Brizola criou a rede da legalidade a fim de garantir a posse de João Goulart na Presidência da República e disse ter participado de uma revolta no quartel, inflamada pelos discursos de Brizola no rádio.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) destacou a coragem cívica de Brizola. "Só um fazendeiro muito incompetente não conseguiria acrescentar 5 mil hectares a suas fazendas em 20 anos", afirmou. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que Brizola é respeitadíssimo e, por isso, recebeu essa homenagem suprapartidária do Senado. O senador Carlos Wilson (PTB-PR) afirmou que nem os mais ferrenhos adversários de Brizola conseguiram atacá-lo em sua dignidade e honradez.

O senador Iris Rezende (PMDB-GO) lembrou que Brizola faz parte da história do Brasil. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que Brizola precisa ter oportunidade para esclarecer a reportagem publicada. O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) contou que era sindicalista quando Brizola era governador do Rio de Janeiro e que o presidente do PDT sempre tratou com lealdade os trabalhadores. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que, polêmico e corajoso, Brizola se tornou um exemplo de homem público. O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) também destacou a coragem como característica marcante do líder gaúcho. Por fim, o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) disse que a biografia de Brizola se confunde com a democratização do Brasil.

07/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha repudia reportagem de Veja contra Brizola

SENADORES REPUDIAM NOTA DO F MI CONTRA O CONGRESSO

Senadores repudiam tentativa de compra de dossiê contra tucanos

Senadores repudiam "invasão" de apartamento de ACM

Senadores da CRA repudiam derrubada de pés de laranja pelo MST

SENADORES REPUDIAM ATAQUE DE BOLSONARO A GENOÍNO