Sebastião Rocha repudia reportagem de Veja contra Brizola
O líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT), senador Sebastião Rocha (AP) repudiou nesta quarta-feira (dia 7) reportagem publicada pela revista Veja nesta semana, segundo a qual o presidente nacional do partido, Leonel Brizola, teria quadruplicado sua fortuna pessoal em vinte anos. Rocha definiu a reportagem como injuriosa, maldosa. Além de Rocha, 20 senadores de diversos partidos - PDT, PMDB, PSB e PTB - prestaram solidariedade a Brizola e condenaram a reportagem.
De acordo com Sebastião Rocha, Veja não publicou acusações diretas, apenas fez insinuações a respeito da vida pessoal de Brizola. "Leonel Brizola sempre foi transparente. Sempre teve lealdade aos princípios que devem nortear um homem público", afirmou Rocha. O senador afirmou que a reportagem em nada contribui para a democracia e se absteve de responsabilizar qualquer pessoa de "estar por trás" do publicado. Na opinião de Sebastião Rocha, a revista tentou transformar desentendimentos familiares em fatos políticos.
" Veja decidiu publicar a matéria para denegrir a imagem e mutilar a honra do presidente nacional do PDT", afirmou. Rocha lembrou a história política de Brizola, sua luta contra a ditadura militar e suas vitórias nas eleições. Para o senador, o consenso do Senado em prestar solidariedade a Brizola prova que vale a pena investir na honradez e retidão e que o parlamento brasileiro sabe distinguir quando a imprensa publica denúncias com fatos concretos e quando apenas se desqualifica, publicando denúncias sem fundamento.
De acordo com a revista Veja , mesmo envolvido na vida política nos últimos vinte anos, Brizola acumulou pelo menos R$ 15 milhões em terras e imóveis. Uma parte desses bens veio da herança recebida pela mulher, Neusa, já falecida. Mas muito do que o casal herdou acabou se perdendo. As dificuldades do exílio obrigaram Brizola a se desfazer da maior parte dos imóveis. Restariam apenas, em valores de hoje, R$ 4,3 milhões. Em vinte anos, ele quase quadruplicou a fortuna, de acordo com a revista.
07/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SEBASTIÃO ROCHA QUESTIONA REPORTAGEM DA VEJA
SEBASTIÃO ROCHA REPUDIA MATÉRIA CONTRA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO NO AMAPÁ
SEBASTIÃO ROCHA PEDE PAZ NO PDT A GAROTINHO E BRIZOLA
SEBASTIÃO ROCHA NEGA QUE BRIZOLA QUEIRA O FUZILAMENTO DO PRESIDENTE
Senadores repudiam reportagem contra Brizola
Sebastião Rocha protesta contra a Embaixada Americana