Senadores seguem em missão oficial a seis países africanos
Quatro senadores estão, desde sábado (10), em missão oficial que deverá percorrer seis países ao longo de onze dias. A viagem foi proposta pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Também participam da missão o presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), Marconi Perillo (PSDB-GO) e os senadores José Nery (PSOL-PA) e João Pedro (PT-AM).
O intuito da viagem é estreitar relações entre o Brasil e os seis países a serem visitados: Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Angola. De acordo com Heráclito Fortes, essas nações foram escolhidas em função de suas identificações históricas e culturais com o Brasil (quatro deles foram colonizados por Portugal) e também pelo fato de alguns deles, em especial Angola, estarem vivendo um momento de intenso crescimento econômico - o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o país tenha crescido 35% em 2007, o que seria o índice mais alto do mundo. Heráclito afirmou que analisar as razões desse "boom de crescimento" é um dos principais objetivos da CRE e da CI.
- A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional tem procurado desenvolver a diplomacia parlamentar. É uma aproximação que se vem fazendo com países com os quais o Brasil mantém um bom relacionamento e com países com os quais deve estreitar ainda mais esse relacionamento - explicou o senador.
De acordo com o presidente da CRE, a idéia da viagem surgiu dos convites feitos por embaixadores africanos que visitaram a comissão e também de conversas mantidas com o Ministério das Relações Exteriores. A missão oficial, segundo o senador, será uma maneira de o Estado brasileiro apoiar as pessoas e empresas do Brasil que vivem e trabalham na África.
Programação
Parte da programação nos seis países já foi confirmada. Em Cabo Verde, os senadores devem se encontrar com o presidente da República, Pedro Pires; com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Victor Borges; com o presidente da Assembléia Nacional, Aristides Raimundo Lima; com a ministra da Presidência do Conselho de Ministros, reforma do Estado e da defesa Nacional, Maria Cristina Fontes Lima; com o presidente da Comissão Especializada das Relações Externas, Cooperação e Comunidades do parlamento cabo-verdiano, o deputado Mário Gomes Fernandes; com o presidente da Comissão Especializada da reforma do Estado e Segurança, José Maria Vaz de Pina, e com o presidente do Grupo de Amizade Cabo Verde-Brasil, deputado David Hopfer Almada.
Na Nigéria, no dia 15 de maio, será realizada reunião conjunta das comissões de Relações Exteriores do Senado brasileiro e do Senado nigeriano. Para o mesmo dia está programado encontro com o ministro-governador da Abuja, capital do país, Modibbo Umar. Os senadores brasileiros também devem se encontrar com o ministro das Relações Exteriores, Ojo Maduekwe, ou com o ministro da Indústria e Comércio, Charles Ugwuh.
Em Angola, os parlamentares brasileiros terão audiência com o presidente da Assembléia Nacional, Roberto Victor de Almeida, e com integrantes da Comissão de Defesa, Segurança Nacional e Ordem Interna e da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro. Também devem ocorrer, durante dois dias, visitas a obras financiadas em Angola com capital brasileiro.
A programação dos senadores no Senegal, em Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe ainda não foi confirmada.
Moisés de Oliveira Nazário / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
09/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores estão em missão oficial na Antártida
Brasil amplia cooperação com países africanos
MP sobre auxílio a países africanos vai à Câmara
País doa 10,8 mil toneladas de arroz para países africanos
Direitos Humanos amplia cooperação com países africanos
Brasil propõe apoio científico a países africanos