Senadores suspeitam que manifestação pode ter conotação política



Depois de informar que o coordenador nacional do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Bruno Maranhão, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) levantou a hipótese da invasão do Salão Verde da Câmara por manifestantes do MLST ter conotação política. Ele sugeriu que o próprio PT pode ter orientado o ato.

- Luiz Inácio Lula da Silva costumava dizer, durante a campanha que o elegeu presidente, que se chegasse ao poder não haveria mais invasões de terras, violência no campo ou greves, já que os participantes dos movimentos sociais seriam seus filhos e com eles Lula saberia tratar. Presidente Lula, aí estão seus filhos quebrando vidraças e invadindo o Congresso - afirmou Pavan.

Outro que defendeu a possibilidade da invasão do Congresso ter motivação política foi Cristovam Buarque (PDT-DF). Mesmo sem responsabilizar diretamente o governo ou o PT, o senador não descartou a possibilidade da manifestação ter sido inspirada por ocupantes do Palácio do Planalto. Cristovam lembrou que o próprio presidente Lula já deu demonstrações de que ocorrem muitas coisas ao seu lado sem que ele tome conhecimento.

Já a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que também reprovou a invasão da Câmara dos Deputados, registrou que os manifestantes podem até ter reivindicações legítimas e importantes, mas erraram na forma de apresentá-las e no alvo escolhido para fazer as cobranças. Ela lembrou que quem não está fazendo a reforma agrária, quem não tem uma política agrícola para os assentados, pequenos e médios agricultores é o governo federal.

- O endereço está errado. Quem define a política de reforma agrária está do outro lado da Praça dos Três Poderes, está no Palácio do Planalto. Se o governo Lula não faz a reforma agrária é porque imita o governo anterior e não tem coragem de fazê-lo. Pode ser que por outra motivação, inclusive política, eles resolveram não fazer a manifestação lá - afirmou Heloísa Helena.

06/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geraldo Melo não vê conotação política em ação da PF

Senadores acreditam que reforma política pode ser discutida já em 2004

Manifestação de senadores reflete polêmica sobre MP da regularização fundiária

Senadores do PDT querem manifestação do partido contra 3º mandato para Lula

Vídeo | Senadores anunciam vigília no Plenário enquanto durar a manifestação em frente ao Congresso

Jefferson Peres comunica que senadores do PDT querem manifestação do partido contra 3º mandato para Lula