Senadores terão Ordem do Dia eletrônica no Plenário e acesso direto a gabinetes e bases eleitorais



Durante a reunião realizada nesta quinta-feira (29), sob a presidência do senador José Sarney, a Mesa do Senado assistiu a uma demonstração da Secretaria Especial de Informática (Prodasen) sobre o uso dos novos equipamentos destinados a modernizar as atividades do Plenário, com a substituição das informações impressas em papel pela nova Ordem do Dia eletrônica, disponível nos Tablet PCs, computadores portáteis (notebooks) com tela de cristal líquido sensível a toque, que serão instalados nas bancadas do Plenário da Casa.

A informatização da Ordem do Dia deverá entrar em operação dentro de dois meses, segundo previsão do diretor do Prodasen, Petrônio Carvalho.

- Vamos eliminar o calhamaço de papéis que os senadores são obrigados a manusear, garantindo acesso direto e simples a anexos, remissões a textos legais, avulsos, e mais todas as informações contidas nas bases de dados do Senado e possibilidade de pesquisar assuntos de interesse via internet - explicou.

O Prodasen já instalou uma rede especial sem fio (wireless) no Plenário para o funcionamento dos equipamentos, que já estão no Aeroporto de Brasília, aguardando o fim da greve da Polícia Federal para serem liberados. O treinamento dos senadores será individualizado, e, além de acessar a Ordem do Dia, os parlamentares aprenderão que podem entrar em contato, direto do Plenário, com seus gabinetes em Brasília e as bases eleitorais nos estados.



29/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ordem do Dia Eletrônica facilita acesso dos cidadãos a votações do Senado

Ordem do dia eletrônica modernizará trabalho dos senadores

Plenário do Senado inicia operação da Ordem do Dia eletrônica terça-feira

Heráclito repudia uso de dossiês com fins eleitorais e grampo em gabinetes de ministros do TSE

SENADORES TERÃO ACESSO A NOTÍCIAS DA AGÊNCIA REUTERS

Senadores terão acesso aos originais dos tratados internacionais a serem votados, determina proposta