Senadores vão participar de comitê que vai discutir novo pacote agrícola



Os senadores Flávio Arns (PT-PR) e Jonas Pinheiro (PFL-MT) vão representar a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) em grupo de trabalho com o objetivo de encaminhar soluções para a crise na agricultura decorrente de fatores como estiagens, cotação do dólar, queda dos preços nos mercados interno e externo, além dos impactos da aftosa no país e da gripe aviária no exterior. Vão ainda ter assento, no comitê, deputados,representantes de quatro ministérios da área econômica (Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Fazenda; Desenvolvimento Agrário; e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e de organizações que representam produtores e trabalhadores do setor.

A escolha dos senadores foi feita durante reunião da CRA nesta quarta-feira (7), em resposta à deliberação sobre a formação do grupo de trabalho, tomada em recente seminário sobre os problemas na área agrícola. O evento foi promovido conjuntamente pela CRA e pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

De acordo com o vice-presidente da CRA, senador Flávio Arns, o grupo de trabalho vai possibilitar a análise aprofundada das reivindicações do setor, entre as quais uma nova renegociação de dívidas (alongamento de prazo das operações de crédito rural), mais recursos para financiar a comercialização e investimentos em infra-estrutura que também contribuam para a movimentação dos produtos. Arns adianta que o comitê deve apresentar as conclusões - para o que chama de "novo pacote agrícola" - até 23 de julho.

- Esse trabalho vai possibilitar o diálogo e a convergência de pontos de vista parasoluções adequadas às necessidades do setor - comentou.

O exame dos três projetos pautados para a reunião da CRA foi adiado. Duas propostas, entre elas a de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que amplia o leque de beneficiários do crédito rural, receberiam decisão terminativa e, portanto, exigiam quórum para votação - nove presentes, com cinco votos favoráveis.

Jonas Pinheiro aproveitou para fazer um relato da audiência também realizada em conjunto, na segunda-feira (6), pela CRA e a Comissão de Agricultura da Câmara, destinada a avaliar os riscos da gripe aviária e as ações preventivas necessárias. De acordo com o senador, o seminário trouxe informações no sentido de que o Brasil está bem preparado para prevenire enfrentar o problema, com potencial de risco reduzido pelo fato de o país estar fora da rota das aves migratórias oriundas da Europa, onde o vírus vem se manifestando.

07/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores querem discutir novo acordo de Itaipu

Veja algumas das principais medidas do pacote agrícola

Pacote agrícola renegocia dívidas, mas não reduz custos do produtor

Jucá diz que pacote agrícola vai minorar problemas dos produtores rurais

Jonas Pinheiro aponta equívocos no pacote agrícola do governo federal

Heloísa Helena critica pacote agrícola anunciado pelo governo