Jonas Pinheiro aponta equívocos no pacote agrícola do governo federal
O lançamento de um pacote de medidas de apoio ao agronegócio brasileiro, anunciado pelo governo federal há quase duas semanas, não foi suficiente para livrar o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) da preocupação com a situação dos produtores rurais. A inquietação persiste, conforme explicou, pelo fato de as iniciativas ainda não terem saído do papel.
O parlamentar admite que o pacote ameniza a pressão quanto ao pagamento de dívidas de curtíssimo prazo, mas erraria ao não oferecer alternativa de renegociação para débitos de safras anteriores. Outros equívocos apontados são a ausência de incentivos ao cultivo de frutas, mandioca, fumo, feijão, cacau e café e a exclusão da pecuária bovina de corte e leiteira, da suinocultura e avicultura dos setores beneficiados.
- Esse pacote não inseriu medidas de ordem estrutural. Os produtores pedem, há muito, medidas para desonerar os custos de produção. Isso acaba gerando descrédito e revolta nos produtores rurais - comentou.
Em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) expressou sua solidariedade ao setor e observou que o equilíbrio alcançado no governo passado foi afetado por sucessivas crises em anos recentes.
Jonas Pinheiro teme que os efeitos da crise no agronegócio se agravem caso os problemas não sejam resolvidos logo, projetando reflexos negativos sobre a economia do país e o bolso da população.
07/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jonas Pinheiro anuncia pacote de renegociação das dívidas rurais
JONAS PINHEIRO ELOGIA POLÍTICA AGRÍCOLA
JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA
Jonas Pinheiro diz que racionamento prejudica produção agrícola
Jonas Pinheiro registra vigor do setor agrícola
Jonas Pinheiro destaca acordo para redução da dívida agrícola