Senadores vão verificar condições das usinas de Angra



Uma comitiva de oito senadores vai ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (8) avaliar as condições de segurança das usinas de Angra 1 e 2 e das demais instalações do complexo nuclear. O foco da visita será o plano de emergência adotado pelas usinas e o tratamento aplicado aos rejeitos radioativos.

VEJA MAIS

Integram essa comissão temporária os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), Lindbergh Farias (PT/RJ), Jorge Viana (PT/AC), Delcídio Amaral (PT/MS), Lobão Filho (PMDB/MA), Cyro Miranda (PSDB/GO), AloysioNunes (PSDB/SP) e Eduardo Braga (PMDB/AM).

Os parlamentares querem saber se as usinas estão preparadas para evitar acidentes, como o ocorrido em Fukushima, no Japão. Querem saber ainda se há um plano eficiente de evacuação em caso deproblemas com os reatores.

A comissão deixa Brasília às 8h. Às 10h, parte da base aérea do Santos Dumont, no Rio, para Angra. Às 14h, os senadores reúnem-se com representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria do Estado e associações de moradores, além de prefeitos e vereadores da região.

No final da tarde, os senadores visitam as comunidades potencialmente expostas em caso de vazamentos, como escolas e postos de saúde.

07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2

Usinas de Angra realizam simulações de emergência

Exercício simula acidente nuclear nas usinas de Angra

Comissão temporária visitará usinas nucleares de Angra

Eletronuclear afirma que usinas de Angra são mais seguras que a de Fukushima

Usinas de Angra batem recorde de geração de energia em 2011