Exercício simula acidente nuclear nas usinas de Angra



As usinas Angra 1 e 2, no sul fluminense, passarão nesta quarta (31) e quinta-feira (1º) por exercício que simulará um acidente no complexo nuclear. As atividades, que envolvem entidades civis e militares, além de moradores da região de Angra dos Reis, simularão a liberação de radiação por Angra 2 e a situação de emergência na área.

Pessoas que moram em um raio de 5 km da usina se apresentaram como voluntários e, durante o exercício, serão evacuadas para abrigos localizados em escolas públicas e no Colégio Naval.

A retirada dos moradores será organizada por policiais militares e rodoviários federais. As três Forças Armadas colocarão, à disposição do simulado, aviões, barcos e veículos terrestres. Bombeiros, integrantes da Defesa Civil e profissionais de saúde vão fazer o trabalho de medição da radiação no meio ambiente e nas pessoas supostamente afetadas.

Realizado periodicamente, o exercício é coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.


Fonte:
Agência Brasil



31/08/2011 09:36


Artigos Relacionados


Agência nuclear defende adoção do modelo de Angra 3 em usinas no Nordeste

João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2

Usinas de Angra realizam simulações de emergência

Senadores vão verificar condições das usinas de Angra

Comissão temporária visitará usinas nucleares de Angra

CAE DISCUTE FINANCIAMENTO DA USINA NUCLEAR ANGRA II