Senadores votam projetos sobre relações de trabalho e emprego



O plenário examina nesta quinta-feira (dia 22) uma pauta com oito itens, metade deles referentes a relações de trabalho. Uma das propostas, com parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), estabelece que os processos que tratam de empregados demitidos por justa causa deverão ter prioridade para julgamento na Justiça. Pelo projeto, essas ações judiciais deverão ser julgadas no prazo máximo de 120 dias.

Outra proposta a ser examinada também recebeu parecer favorável, apresentado na CAS pelo senador Geraldo Cândido (PT-RJ). Ela regulamenta os anúncios com oferta de empregos publicados pelos jornais. Pelo projeto, os anúncios deverão conter o nome da empresa que oferece o emprego, seu ramos de atividade, funções a serem desempenhadas, remuneração e número de vagas oferecidas.

Uma terceira matéria prevê a inclusão do valor das horas extras habituais no cálculo da indenização devida a empregados demitidos, conforme prática que tem sido homologada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). No âmbito da CAS, a proposta recebeu parecer favorável do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

O quarto projeto relativo à área trabalhista regulamenta a atividade profissional de peão de rodeio, equiparando-a à de atleta profissional. A matéria recebeu pareceres favoráveis da CAS e da Comissão de Educação.

Na quinta-feira também transcorre o quarto dia de discussão, em primeiro turno, da proposta de emenda constitucional que destina 25% dos recursos dos fundos constitucionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a projetos de infra-estrutura econômica. Pelo texto da proposta, os financiamento passariam a ser geridos pelos governos estaduais e beneficiariam obras como hidrovias, estradas e construção de usinas produtoras de energia.

A pauta de votações integra ainda três projetos de decreto legislativo autorizando o funcionamento de emissoras de rádio nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Um dos projetos renova a concessão da Rádio Globo de São Paulo (SP). Os outros dois autorizam a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto (SP) e a Associação Comunitária Conceiçuense de Radiodifusão, da cidade de Conceição de Ipanema (MG), a executarem serviços de radiodifusão.

19/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores votam projetos sobre relações de trabalho e emprego

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho realiza seminário sobre diversidade

Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho lança Programa Time do Emprego

Senadores discutem alteração na tramitação dos projetos sobre relações federativas

Alckmin empossa secretário do Emprego e Relações do Trabalho

Senadores votam 54 projetos em dois dias