Sérgio Guerra elogia artigo sobre efeito dos juros na economia
O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) solicitou a inserção nos Anais do Senado do artigo do economista Marco Martins, publicado no jornal Correio Braziliense, que trata dos efeitos da atual política de juros, adotada pelo Banco Central, sobre a economia brasileira.
No artigo, o autor, Ph.D pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirma que a dívida pública brasileira, cujos juros só este ano somarão cerca de R$ 150 bilhões, constitui a causa do desequilíbrio fiscal brasileiro. Diante disso, a adoção de juros altos acabam por funcionar como uma espécie de -moto-contínuo-, uma vez que as taxas elevadas aumentam ainda mais a dívida, provocando mais desequilíbrio nas contas públicas.
O economista conclui o artigo lembrando que esta engrenagem inviabiliza o crescimento econômico do país.
-O máximo oferecido é o crescimento vegetativo. O jusrosduto quer chupar o correspondente a mais 250 milhões de casas populares nos próximos 25 anos. Logo, empresas e assalariados só trabalharão para impostos e juros. Miseráveis serão fabricados como crias de coelhos. A engrenagem vem operando há décadas. Evidências apontam para a intenção de mantê-la funcionando até o fim dos tempos. Transformam o setor produtivo da economia brasileira em vaca leiteira do setor financeiro-, afirma o autor do artigo citado pelo senador.
17/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Guerra pede transcrição de artigo de José Serra
Sérgio Guerra destaca artigo que aponta retrocesso na democracia brasileira
Sérgio Guerra cita artigo dizendo que mudanças no texto da reforma da previdência são "cosméticas"
Ricardo Ferraço elogia redução dos juros e cita artigo de Delfim Netto
Sérgio Souza elogia redução de juros anunciada pelos bancos públicos
Ministro do esporte publica artigo sobre Guerra Fria