SÉRGIO MACHADO ELOGIA TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA



O senador Sérgio Machado (PSDB-CE) elogiou o trabalho realizado pela Pastoral da Criança em todo o país, lembrando que no Ceará, um dos primeiros lugares onde foi implantado, esse serviço solidário está comemorando 15 anos. A pastoral, que iniciou seus trabalhos na cidade de Ocara, hoje cobre 109 municípios cearenses, atendendo quase 60 mil crianças, de zero a seis anos de idade por mês, informou o senador.

Sérgio Machado fez uma homenagem especial à pediatra Zilda Arns Neumann, uma das criadoras da Pastoral da Criança, que difundiu os ensinamentos sobre o uso do soro de reidratação para a cura da diarréia e a importância da amamentação. Sua primeira experiência foi em Florestópolis, Paraná, onde em cada grupo de mil crianças, 127 morriam antes de completar os seis anos de idade, um ano depois, destacou o senador, essa cifra foi reduzida para 28 casos a cada mil.

Sérgio Machado disse que hoje o trabalho da pastoral se estende a países como Angola, Equador, Paraguai, Peru e Guiné Bissau e, no Brasil, essa rede de solidariedade conta com mais de 136 mil voluntários que combatem a desnutrição e a mortalidade infantil. Ele destacou que esse trabalho, a cargo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, atinge 3.277 municípios brasileiros, beneficiando mais de um milhão de pessoas, habitantes dos bolsões de pobreza.

A Pastoral da Criança, observou o parlamentar, já acumulou sucessivos reconhecimentos pelo seu trabalho, sendo destacado o Prêmio Unicef em 1991, como o melhor serviço de saúde e nutrição comunitária do Brasil. Sérgio Machado lembrou que, como parte deste reconhecimento, o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, indicou, no último dia 3 de outubro, a pastoral para representar o país na disputa pelo Prêmio Nobel da Paz do próximo ano.

- O pioneirismo e a perseverança do trabalho da pastoral não pode ser dissociado do esforço que toda a sociedade e o governo têm a obrigação de empreender. Reverter o esgarçamento do tecido social do país é tarefa de todos nós - afirmou.

10/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Coordenador da Pastoral da Criança elogia plano de combate à miséria

Paulo Hartung elogia indicação de Pastoral da Criança ao prêmio Nobel

SÉRGIO MACHADO ELOGIA APROVAÇÃO DO REFIS

Sérgio Machado elogia indicação de Ubiratan para o TCU

SÉRGIO MACHADO ELOGIA O PROGRAMA REFORMA AGRÁRIA SOLIDÁRIA

Sibá Machado elogia trabalho da CPI dos Sanguessugas