Sérgio Machado quer política de incentivo à agropecuária e à indústria
Essa política, acredita, deve ser pautada em compromissos amplos, além da simples criação de postos de trabalho. Para Sérgio Machado, as iniciativas poderiam ajudar a solucionar dois problemas graves do estado: economia sem produção e economia produtiva, mas sem distribuição de renda.
Sérgio Machado afirmou que, quando era menino em Crateús, nas ruas vendia-se algodão, arroz, milho, feijão, farinha, banana, couro, alpargatas, tudo de produção local. Hoje, informou, vê em suas viagens ao interior do estado que pouco do que se comercializa na zona rural cearense é produzida no local.
Na análise dele, os 42% da população que vivem na zona rural sobrevivem da aposentadoria, que sustenta 85 de cada 100 dessas pessoas. Cada aposentado, segundo o IBGE, sustenta 3,5 pessoas.
Para solucionar o problema, o senador sugeriu o uso de conhecimento acadêmico - que o Brasil domina, mas fica empoeirado nas prateleiras das universidades -, oferecendo ao homem do campo a oportunidade de trabalhar e viver com dignidade, sem ter que ir sofrer nas periferias das grandes cidades.
Outro problema diagnosticado pelo senador é a economia com renda, mas sem distribuição. Para Machado, o maior exemplo é Maracanaú, distrito industrial localizado na região metropolitana de Fortaleza.
O município representa mais de 14% da economia do estado mas abriga 2,35% da população. Era de se esperar que Maracanaú tivesse elevados indicadores sociais, afirmou, mas o local é assolado pela violência urbana.
- Uma coisa é o que se produz num lugar. Outra, bem diferente, é o que fica nesse lugar - disse.
Machado defendeu que empresas de fora que optarem por instalar-se no Ceará devem prestigiar o mercado local, para estabelecerem uma cadeia animadora do desenvolvimento regional. Para o senador, a aspiração de construir uma sociedade mais justa e igualitária não permite a convivência com nenhum desses dois modelos econômicos equivocados.
14/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SÉRGIO MACHADO QUER REFORMAS COMO HOMENAGEM A SÉRGIO MOTTA
Sérgio Machado comemora início da reforma política
SÉRGIO MACHADO DESTACA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE LUCENA
SÉRGIO MACHADO DIZ QUE O MOMENTO É OPORTUNO PARA A REFORMA POLÍTICA
SÉRGIO MACHADO PEDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA
SÉRGIO MACHADO DEFENDE URGÊNCIA PARA REFORMA POLÍTICA