Sérgio Petecão critica restrição de domicílio imposta a estudantes brasileiros na Bolívia




O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) protestou em Plenário, nesta terça-feira (5), contra a edição de uma lei pelo Departamento de Pando, na Bolívia, que exige de estudantes brasileiros que cursam medicina naquele país a apresentação de documento comprovando domicílio em território boliviano.

Sérgio Petecão informou que a nova lei está causando grandes transtornos aos estudantes brasileiros da Faculdade de Cobija pelo fato de a maior parte deles residirem na cidade acreana de Epitaciolândia.

- Naquela região de fronteira é lógico que é muito melhor [para os estudantes brasileiros] morar no território brasileiro do que no boliviano, por conta da segurança e do dinheiro. É mais fácil trabalhar com o dinheiro brasileiro na fronteira em Brasiléia e Epitaciolândia e também é muito grande a insegurança no lado boliviano por conta do tráfico de drogas - disse.

Segundo Sergio Petecão, o embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Biato, quando foi informado da situação manifestou o entendimento de que a decisão tomada pelas autoridades do Departamento de Pando, poderá ser anulada pelo presidente Evo Morales.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Petecão relata denúncias de violações dos direitos humanos na Bolívia

Para Sérgio Petecão, Brasil deveria “endurecer o jogo” com a Bolívia

Sérgio Petecão pede providências do Senado sobre denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia

Situação no Acre ainda é crítica, informa Sérgio Petecão

TIÃO VIANA: ESTUDANTES BRASILEIROS ENFRENTAM "CONSTRANGIMENTOS" NA BOLÍVIA

PSD indica Sérgio Petecão como líder