Sérgio Souza anuncia realização da 5ª cúpula dos Brics na próxima semana



A realização da 5ª cúpula dos Brics – bloco de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – na próxima semana foi anunciada em Plenário nesta quarta-feira (20) pelo senador Sérgio Souza (PMDB-PR). A reunião ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, em Durban, na África do Sul, e, segundo o senador, terá como principais pontos da agenda: a criação de um banco de desenvolvimento do bloco e de um fundo de reservas internacionais.

Sérgio Souza lembrou que a expressão Bric foi criada 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill, reunindo países emergentes, com economias em desenvolvimento e que despertavam interesse de investidores internacionais. Em 2006, a expressão foi incorporada à política externa desses países, ao decidirem se unir em um bloco para atuar internacionalmente em defesa de seus interesses econômicos. Em 2010, acrescentou o senador, a expressão ganhou mais uma letra, tornando-se Brics, com a incorporação da África do Sul ao bloco.

A atuação dos Brics tem ganhado destaque ao longo dos anos, afirmou o senador, ressaltando, por exemplo, que o fortalecimento do bloco acabou por permitir a substituição do G-8 (grupo internacional formado pelos países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo) pelo G20 (grupo mais amplo, com participação dos 19 países mais ricos e o Reino Unido).

- O peso econômico dos Brics é inegável. De 2003 a 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial – enfatizou.

Em 2003, relatou ele, o grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China representava 9 % do PIB mundial, passando para 14% em 2009. Com chegada da África do Sul, esse percentual subiu para 18% em 2010. Além disso, juntos, os cinco países têm 2,9 bilhões de habitantes, representando 42% da população mundial.

Para a cúpula deste mês, os representantes dos Brics aprofundarão os estudos para criação do banco de desenvolvimento do bloco – uma espécie de BNDES conjunto – e de um fundo de reservas internacionais. Na avaliação de Sérgio Souza, esses seriam dois passos “fundamentais” para o fortalecimento do bloco. Com a criação do banco, as cinco nações coordenariam definitivamente suas ações econômicas e ganhariam ainda mais poder para discutir não apenas essas questões, mas também grandes temas mundiais, contribuindo para a “convivência pacífica e harmônica” entre os países. O anúncio oficial sobre a criação, no entanto, deve ocorrer apenas na 6ª Cúpula, a realizar-se no Brasil em 2014, informou o senador.



20/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza anuncia realização de feiras agropecuárias no Paraná

Dilma se reúne na próxima semana com demais presidentes dos Brics

Brics vão discutir ajuda à União Europeia na próxima semana

Sérgio Souza anuncia ações da Comissão de Mudanças Climáticas

Sérgio Souza anuncia audiência da Comissão de Mudanças Climáticas na hidrelétrica de Itaipu

Sérgio Souza anuncia encontro com Joaquim Barbosa para discutir processo de reserva indígena