Sérgio Souza comemora aprovação de projeto que reduz dependência de fertilizantes importados



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), em discurso nesta terça-feira (6), comemorou a aprovação do PLS 212/2012, que estimula a prática da rochagem na agricultura brasileira e ajuda a diminuir a dependência de fertilizantes importados. A rochagem é o enriquecimento do solo por meio de rochas moídas no lugar de adubação química e fertilizantes sintéticos.

A matéria, de autoria do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), foi aprovada pela Comissão de Reforma Agrária (CRA) no último dia 1º. Sérgio Souza foi seu relator e fez um apelo aos deputados para uma rápida análise da proposição.

- Que aprovem o mais rapidamente possível, para que isso sirva para diminuir o custo da produção brasileira, em favor da agricultura, aquela que tem feito a diferença na balança comercial – disse.

O projeto formaliza a produção e o comércio dos chamados remineralizadores, incluindo as rochas moídas no grupo de insumos agrícolas regulamentados pela Lei 6.894/1980. O objetivo é reduzir a dependência do país da importação de insumos que compõem as formulações dos fertilizantes mais utilizados (NPK – Nitrogênio, Fósforo e Potássio).

Atualmente, para garantir a oferta desses insumos, o país importa 75% de Nitrogênio, 51% de Fósforo e 91% de Potássio. Entre 2010 e 2011 houve aumento de 32% do consumo de NPK, tendo a produção doméstica aumentado em apenas 4,04%, no mesmo período. Isso coloca em risco a segurança alimentar do Brasil, sendo a rochagem uma alternativa para atender à demanda por fertilizantes agrícolas, a partir de matéria prima disponível no país.

Segundo Sérgio Souza, só em importação de potássio o Brasil gasta R$ 4 bilhões anuais, enquanto a instalação de uma fábrica custaria R$ 2,5 bilhões. Entre 2006 e 2010, as importações das matérias primas subiram de 21 milhões para 24,5 milhões de toneladas. A tendência é que o mercado se torne mais concentrado e, em função desse cenário, os fertilizantes alcançem preços que comprometam o equilíbrio econômico do setor agropecuário.

- É preciso encontrar mecanismos e novas rotas tecnológicas que possam diminuir essa dependência – afirmou.



06/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza comemora aprovação do projeto do Código Florestal pela CMA

Sérgio Souza comemora aprovação da MP do Código Florestal

Sérgio Souza comemora aprovação do Código Florestal em comissões do Senado

Dornelles comemora aprovação de projeto que reduz multas por descumprimento de obrigação tributária acessória

Sérgio Souza vê dificuldade de aprovação da PEC do voto aberto sem mudanças

Sérgio Souza comemora reeleição de Obama