Comissão aprova inclusão da disciplina ‘Cidadania Moral e Ética’ no currículo escolar



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (11), em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 2/2012, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que inclui no currículo do ensino fundamental a disciplina Cidadania Moral e Ética. O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), elogiou a proposta e lamentou o “esvaziamento de valores éticos no Brasil”.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou que o projeto foi colocado em votação poucos dias depois da realização de protestos de jovens em diversas cidades contra a corrupção, durante a celebração de 7 de setembro.

Por sua vez, Lídice da Mata (PSB-BA) demonstrou preocupação com a criação de mais uma disciplina, sugerindo que os conteúdos relativos ao tema deveriam ser incluídos nas matérias existentes.

O senador Tomás Correia (PMDB-RO) elogiou o projeto que, a seu ver, tem “o objetivo de preparar a juventude para o futuro”. Por sua vez, Sérgio Souza observou que as aulas da nova disciplina poderão ocorrer no contraturno das aulas normais dos estudantes.

Projetos rejeitados

A comissão rejeitou três projetos que tramitavam em decisão terminativa: o PLS 585/2007, destinado a fortalecer a fiscalização do Poder Executivo sobre instituições de educação superior; o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 51/2010, que criaria o Prêmio Paulo Freire de Criatividade; e o PLC 100/2011, que altera a denominação da Universidade Federal do Oeste do Pará.



11/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inclusão de cidadania e ética no currículo escolar terá que passar por votação em Plenário

Especialistas em música defendem inclusão de educação musical como disciplina obrigatória no currículo escolar

CE aprova projeto que insere disciplina sobre valores éticos no currículo escolar

CE aprova inclusão da temática afro-brasileira no currículo escolar

Sérgio Souza defende disciplinas de moral e ética no currículo do ensino básico

Subcomissão vai preparar projeto para incluir Música como disciplina obrigatória no currículo escolar