Sérgio Souza quer voto mais consciente
O senador Sergio Souza (PMDB-PR) questionou nesta quinta-feira (29) a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, a respeito do tempo de propaganda partidária. Observando que, pouco tempo depois do pleito, muitos brasileiros não sabem em quem votaram, o senador falou da necessidade de conscientização dos eleitores, a fim de que a população perceba a importância do seu voto e da participação na política.
- O cidadão é consciente em quem votou? O cidadão lembra em quem votou? As pesquisas feitas dois, três meses depois das eleições demonstram que 80% dos cidadãos brasileiros não lembram mais em quem votaram para deputado estadual ou federal. É um absurdo. Então nós precisamos politizar a população brasileira, para que ela se torne mais consciente na hora de escolher os seus representantes.
No entender do senador, esse cidadão talvez esteja alienado e até induzido por uma propaganda com mensagens subliminares e tendenciosas. Para ampliar a participação desse eleitor que está fora e que quer entrar para a vida política do país, ele diz que o menos sensato é limitar o tempo de propaganda eleitoral. Essa foi a questão que ele apresentou para a presidente do TSE.
29/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado quer eleitor mais perto do Legislativo e faz campanha por voto consciente
Sérgio Souza quer punição mais rigorosa a menores reincidentes em crimes graves
Sérgio Souza considerou o fim do voto secreto um avanço
Sérgio Souza diz que não se justifica voto secreto no Congresso
Sérgio Souza aponta avanços nos vetos e no voto aberto
Sérgio Souza vê dificuldade de aprovação da PEC do voto aberto sem mudanças