Sergio Souza repudia espionagem e defende regulação mundial da internet



Em pronunciamento nesta quinta-feira (11), o senador Sergio Souza (PMDB-PR) exigiu esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos em redes de comunicação brasileiras, antes que os acontecimentos abalem a amizade entre os dois países. Ele classificou como inaceitáveis a violação da soberania do país e da privacidade de seus cidadãos, e cobrou a discussão de meios para o controle da internet "pelo conjunto das nações".

Ele comentou as audiências conjuntas das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), que ouviram os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa), José Elito (Segurança Institucional) e Paulo Bernardo (Comunicações). O debate, segundo o parlamentar, serviu para esclarecer o quanto o Brasil sabe que está desprotegido - situação que considera muito grave para um país de relevância econômica que almeja um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

- O episódio em questão não merece atenção apenas pela ação dos norte-americanos, mas, sobretudo, pela triste demonstração de fragilidade dos nossos sistemas de prevenção e defesa das nossas telecomunicações. Ao ouvirmos os ministros, ficou evidente que somos vulneráveis e temos muito a melhorar - disse.

Sergio Souza pediu mais atenção à estratégia de defesa do país, com o reaparelhamento das Forças Armadas e o reforço da área de inteligência. Na avaliação do senador, as atividades de inteligência têm sido negligenciadas desde o fim da ditadura militar, mas as denúncias de espionagem reforçam a importância do investimento no setor em defesa da democracia.



11/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza relata participação no Fórum Mundial da Água

Walter Pinheiro defende a liberdade na internet e critica espionagem americana

Sérgio Souza defende ressocialização dos presos

Sérgio Souza defende diminuição da burocracia

Sérgio Souza defende criação de novos TRFs

Sérgio Souza defende maior participação do Paraná no FPE