Servidores do Executivo deverão voltar a receber salários até o fim do mês trabalhado



Os servidores do Poder Executivo federal deverão voltar a receber seus vencimentos até o último dia de cada mês. Por 223 votos a 216 - com três abstenções - o Congresso Nacional derrubou na noite de quarta-feira (dia 31) a medida provisória que permitia o pagamento dos vencimentos até o quinto dia útil ao mês subseqüente ao trabalhado.

Além dos partidos de oposição, o PFL também se colocou contra a medida, que vinha sendo reeditada há mais de seis anos. O líder do partido na Câmara, Inocêncio Oliveira, que é candidato à Presidência da Casa e pouco antes havia se declarado em oposição ao governo, orientou a sua bancada a votar contra a medida.

A medida provisória recebeu parecer favorável, em plenário, do senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que considerou necessária a sua publicação para evitar prejuízos ao plano de estabilização econômica. O senador Ademir Andrade (PSB-PA), por sua vez, considerou a regra injusta, uma vez que os servidores do Legislativo e do Judiciário, além dos próprios parlamentares, continuam recebendo seus vencimentos entre os dias 20 e 30. "Deveríamos então mudar também as nossas regras", disse Ademir antes da votação.

31/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai aguardar norma do Executivo para divulgar salários dos servidores

Senado vai aguardar ato do Executivo para analisar publicação de salários de servidores

Juizados Especiais Estaduais deverão aceitar causas no valor de até 60 salários mínimos

Magistrados poderão voltar a receber aposentadoria integral

Gastos do executivo com publicidade deverão constar nos anúncios

Obras nos aeroportos de Vitória e Guarulhos podem voltar e receber recursos em 2010