Serys apoia campanha contra o tabagismo com foco nas mulheres
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou apoio à campanha da Organização Mundial de Saúde contra o tabagismo das mulheres. Segundo a senadora, o objetivo é alertar as pessoas sobre as estratégias usadas pela indústria do cigarro para atingir o público feminino. Durante o discurso, proferido em Plenário nesta terça (1º), a senadora também defendeu "forte taxação do tabaco".
- É no bolso, na diminuição dos lucros, que a indústria do tabaco sentirá- disse.
Segundo Serys, o Instituto Nacional do Câncer projeta que o tabagismo já é o responsável por 40% das mortes de mulheres com menos de 65 anos. O Instituto também indica que as mulheres começam a fumar mais cedo que os homens e que as fumantes têm maior dificuldade para abandonar o vício. A senadora lembrou que o cigarro é responsável por vários tipos de câncer, entre os mais comuns nas mulheres os de pulmão, útero e mama.
A senadora sugeriu ainda que quem não conseguir abandonar o cigarro sozinho busque auxílio junto à rede pública de saúde.
- Que nós, mulheres, sejamos mais rigorosas, não aceitando a armadilha da indústria da destruição de nossa saúde, que mostra o tabagismo como uma coisa que embeleza as mulheres, que lhes dá mais confiança, que lhes dá mais segurança. Quanto engano! - afirmou.
Serys ressaltou que no mundo há hoje 1 bilhão de fumantes, entre eles mais de 200 milhões de mulheres. A senadora afirmou que o tabaco é uma droga legalizada, como o álcool, mas que leva à necessidade de consumo da mesma maneira que drogas ilícitas.
Ela sugeriu ainda que os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Michel Temer, levem às capitais brasileiras a exposição inaugurada nesta semana na Câmara: "Propagandas de cigarros: como a indústria do fumo enganou as pessoas". A mostra apresenta peças publicitárias de cigarro veiculadas entre as décadas de 1920 e 1950, nos Estados Unidos.
01/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys apoia campanha pelo fim da violência contra as mulheres
Jovens são foco de campanha contra AIDS
Campanha contra Aids terá foco no jovem e combate ao preconceito
Serys cita mau exemplo de jogadores do Flamengo contra mulheres
Serys lembra casos de violência praticada contra as mulheres
Serys diz que a violência contra as mulheres continua, apesar da Lei Maria da Penha