Serys defende utilização governamental de software livre



O esforço governamental para a utilização de softwares livres - que não exigem pagamento de royalties e copyright - foi aplaudido nesta terça-feira (24) em discurso proferido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). Para ela, esse esforço tem de se transformar em um dos principais projetos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A parlamentar ressaltou que, apenas no ano passado, a União gastou R$ 125 milhões em compra e aluguel de sistemas operacionais de computador, dinheiro que poderia ser economizado com a utilização de softwares livres. Além disso, acrescentou, esses sistemas operacionais têm -uma importância estratégica para a afirmação tecnológica dos países emergentes, caso do Brasil-.

A senadora criticou -aqueles que só se valem de softwares produzidos pela (empresa americana) Microsoft-, fabricante do sistema operacional Windows. Em contrapartida, elogiou a -orientação atenta- do ministro da Casa Civil, José Dirceu, na busca da utilização dos sistemas operacionais livres, numa operação conjunta entre empresas estatais e órgãos governamentais. Como exemplo de software livre, a senadora citou o sistema GNV-Linux, segundo ela utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) e pelo sistema de defesa dos Estados Unidos.

Serys afirmou que o governo federal tem se utilizado da experiência pioneira do hoje ministro das Cidades, Olívio Dutra, quando exercia o governo do Rio Grande do Sul. Segundo ela, o principal objetivo da utilização do software livre é a independência tecnológica, já que este tem seu -código-fonte- aberto e disponível a aprimoramentos, ao contrário do produto que tem direitos reservados, com -código-fonte- secreto e de propriedade de quem o desenvolver.



24/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys Slhessarenko defende software livre

Serys Slhessarenko defende "software" livre

Serys Slhessarenko defende software livre e critica Microsoft

Serys elogia curso de "software" livre

Serys recebe ONG pelo "Software" livre

Serys anuncia semana de capacitação em "software" livre