Serys destaca desemprego como preocupação neste 1º de maio



Em discurso pela passagem do Dia Internacional do Trabalho, nesta segunda-feira (5), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que o que mais se discute no Brasil, com relação a situação dos trabalhadores, é a questão do continuado aumento das taxas de desemprego.

- No noticiário do final de semana, o que se viu foi o trágico registro de que cerca de 20% da mão-de-obra de São Paulo, principal centro econômico de nossa federação, se encontra desempregada e sem rumo - afirmou ela.

Mesmo apontando o caráter solidário do novo governo, que segundo a senadora -identifica-se com o povo pobre- e que, -certamente, há de usar toda a sua criatividade e todas as suas energias para modificar esta realidade social-, Serys reconheceu que o desemprego não parou de crescer.

Serys lembrou que também se questiona o reajuste do salário mínimo estabelecido, que ainda -está longe de satisfazer sequer as determinações constitucionais-. Ela manifestou sua confiança em que, com a consolidação do governo do PT, se obtenha um salário mínimo que corresponda às reais necessidades de quem vive e trabalha no Brasil.

A senadora acrescentou que a situação na área rural também se agravou nos últimos anos, com um aumento de 48,3% no número de assassinatos no campo no ano passado. Enquanto em 2001 o número de assassinatos em conflitos por terra foram de 29, em 2002 esse número se elevou para 43 mortes, informou a senadora, citando dados da Comissão Pastoral da Terra da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Esses dados, disse ela, indicam que a Medida Provisória nº 2.138, ao coibir a ação dos movimentos sociais do campo, não diminuiu a violência contra os trabalhadores, -antes, é responsável pelo seu crescimento-.

Durante seu pronunciamento, a senadora emocionou-se ao se referir ao crescimento da violência dentro da sociedade brasileira, o que ela atribui, em boa parte, a uma conseqüência do desemprego. A senadora relatou que, recentemente, seu neto de apenas 4 anos foi ameaçado durante mais de duas horas por um assaltante, que mantinha o revólver apontado para a cabeça da criança.

Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) solidarizou-se com Serys Slhessarenko.



05/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dutra aponta segurança e desemprego como preocupação maior do país

Eduardo destaca construção de hidrelétricas no Tocantins como forma de reduzir o desemprego

Paim manifesta preocupação com aumento do desemprego entre os jovens

Osmar Dias manifesta preocupação com o desemprego entre os jovens

Desemprego fica em 5,8% em maio, aponta IBGE

Serys manifesta preocupação com pequena participação de mulheres no Legislativo