Serys diz que 95% dos responsáveis pelo ensino básico do país são mulheres



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) homenageou os professores e professoras de Mato Grosso e do Brasil pelo transcurso, nesta sexta-feira (15), do dia dedicado a esses profissionais. A senadora destacou a significativa responsabilidade das mulheres na área de educação e lembrou que o ensino básico no país é desenvolvido por mais de 95% de mulheres.

Ela defendeu ainda a reconstrução da universidade pública, que considera "sucateada". Em sua opinião, é necessário lutar por uma universidade pública democrática e de qualidade. Para isso, disse ela, é preciso alocar recursos suficientes. Serys disse não ser contra as faculdades particulares, mas ressaltou que esses estabelecimentos devem continuar funcionando como empresas que são de fato, para as quais não devem ser direcionadas verbas públicas.

Serys também defendeu a universalização do acesso ao ensino público de qualidade, em todos os níveis, para todos os brasileiros que dele necessitam. Ressaltou ainda a necessidade de profissionalização dos trabalhadores do setor de educação, o que implica, em sua avaliação, condições adequadas de trabalho, preparo permanente e salários dignos.

- Não existe essa história de que professor é um abnegado. Ele é profissional e como tal precisa ser tratado. E isso vale para todos os trabalhadores da educação. São educadores todos sim e todos precisam do preparo permanente se queremos fazer educação de qualidade que resgate a cidadania - disse ela.

Para a senadora, é fundamental ainda democratizar as relações de poder no setor educacional e trabalhar em prol de uma escola voltada para a construção e não para a reprodução do conhecimento. Serys defendeu ainda o aprofundamento da organização dos trabalhadores da área.

Ela prestou homenagem especial a todas as suas professoras do ensino primário e à candidata do PT à prefeitura de Fortaleza, Luizianne Lins, que também é professora. O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) se associou às homenagens aos professores.

Rodovia

Serys também destacou em Plenário o início do processo de licitação para recuperação de trechos da BR 163, que corta Mato Grosso. A rodovia, segundo a senadora, é fundamental para o escoamento da produção do estado. Ela acredita que a partir da semana que se inicia nesta segunda-feira (18) já haverá definição dos responsáveis pelas obras.



15/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys apoia campanha pelo fim da violência contra as mulheres

Especialista elogia PEC que prevê ensino integral no ensino básico

Flexa Ribeiro cobra apreciação do veto à inclusão dos professores do ensino militar no plano de carreira do ensino básico

Instituições de ensino superior serão responsáveis pela renovação do Fies

Valor mínimo para o ensino básico tem reajuste de 13%

Cristovam pede apoio à federalização do ensino básico