Serys diz que crédito cooperativo pode ser alternativa para resgate da cidadania
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou, nesta sexta-feira (12), que o cooperativismo de crédito pode ser a alternativa para o resgate da cidadania do pequeno produtor rural e do trabalhador urbano de baixa renda. Ela fez essa declaração ao comentar a aprovação, nesta quinta-feira (11), pelo Plenário, de substitutivo do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) a projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que disciplina o sistema nacional de crédito cooperativo.
- O projeto é de alta relevância, porque o cooperativismo de crédito está dando uma demonstração de sua importância, de sua competência e de seu compromisso bem diferenciado dos outros bancos - afirmou.
Serys acrescentou que o texto aprovado é moderno e que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teve um papel fundamental no encaminhamento dessa matéria, com a apresentação de contribuições ao Congresso.
- Se apostarmos na seriedade do trabalho cooperativo, onde o coletivo implementa as ações, onde há divisão de lucros, encontraremos saídas que poderão revolucionar a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros - opinou.
A senadora voltou a falar sobre o conflito envolvendo índios Xavante, posseiros e fazendeiros na região do Araguaia, observando que a situação na região continua complicada. Ela registrou novamente ameaças feitas ao bispo de S. Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, e elogiou a atuação do religioso, afirmando que ele é -um patrimônio histórico vivo do mundo-.
Nessa parte do discurso, a senadora foi aparteada pelos senadores Antero Paes de Barros (PSDB-MT), que pediu ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, proteção à vida de Dom Pedro Casaldáliga, e pela senadora Fátima Cleide (PT-RO).
Serys registrou também a aprovação, nesta quinta-feira, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de parecer do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) favorável a projeto da própria senadora que institui incentivo fiscal para doações ao Fundo Nacional de Meio Ambiente.
12/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada a regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Senado aprova regulamentação do sistema nacional de crédito cooperativo
Adolescentes buscam o resgate da cidadania na Assembléia Legislativa
Prazo para resgate de prêmios de loteria pode ser ampliado
Mamona pode ser alternativa para biocombustível no Semiárido
Peixe pouco consumido pode ser alternativa para merenda escolar