Serys diz que crime organizado foi desmantelado em Mato Grosso
O assassinato ocorrido há um ano do empresário Sávio Brandão, dono do jornal Folha do Estado , de Mato Grosso, foi apontado nesta sexta-feira (3) pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) como essencial para o processo de desmantelamento do crime organizado em toda a região. Para ela, -o trabalho competente- realizado pela polícia, com apoio do Ministério Público e da Justiça, durante a apuração do crime, demonstra que a corrupção e o crime organizado podem ser abolidos de uma vez por todas no país.
A senadora informou que os supostos mandantes do assassinato de Sávio Brandão, -morto barbaramente por encomenda-, estão presos e aguardam julgamento. Disse que a morte do empresário constrangeu todo o estado, mas que a prisão dos suspeitos tranqüilizou a sociedade, -demonstrando que quando existe vontade e determinação, o crime organizado pode ser combatido e banido-.
- Sávio Brandão nunca teve medo de ninguém e muito menos do crime organizado em Mato Grosso, o qual ousou enfrentar - observou Serys, ao informar que Isabela Brandão de Lima, viúva do empresário, -assumiu com coragem a direção do jornal, mostrando que as pessoas passam, mas os seus ideais ficam-.
Serys também condenou a morte do chinês naturalizado brasileiro Chan Kim Chang, ocorrida nas dependências do presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro. Pediu punição exemplar para os culpados e disse ser inadmissível que um cidadão venha a morrer vítima de tortura.
Para ela, a sociedade brasileira não pode continuar sendo vítima da polícia. Por isso, defendeu uma polícia profissional e cidadã, -a fim de que não inspire medo quando um cidadão dela se aproxima-.
Serys Slhessarenko também registrou a passagem do Dia da Unidade Alemã, comemorado neste 3 de outubro, que marca a reunificação da Alemanha, ocorrida em 1990. Disse que a unificação -é uma história de sucesso-, e que o país possui atualmente uma das mais avançadas redes de infra-estrutura de transporte e comunicação, além de ter um forte parque industrial.
- A reunificação da Alemanha abriu caminho para a reunificação da Europa - afirmou Serys, para quem as relações teuto-brasileiras tornaram-se mais intensas nos últimos anos, com destaque para a cultura, a economia, a cooperação tecnológica e a atuação política na área internacional.
03/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys quer proteção a testemunhas e combate a crime organizado no Mato Grosso
Serys cobra ação contra crime organizado
Serys aplaude duplicação de rodovia em Mato Grosso
Serys comemora contratos do PAC para o Mato Grosso
Serys pede recuperação de estrada no Mato Grosso
Serys defende reforma agrária em Mato Grosso