Serys exalta Casaldáliga em entrega da Comenda Dom Hélder Câmara
Ao abrir a sessão especial destinada a conferir a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara aos cinco vencedores do prêmio, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) fez uma homenagem especial a um dos agraciados: dom Pedro Casaldáliga, que reside em seu estado, Mato Grosso, na cidade de São Félix do Araguaia.
A parlamentar afirmou que Casaldáliga, nascido na Espanha, é um "guerreiro", tendo dedicado a vida à luta pelo direito à terra, pela justiça social e por uma vida melhor aos pobres.
- Dom Pedro é um daqueles homens que realmente fazem a diferença, que trabalham de fato por criar algo que venha a beneficiar a humanidade, que venha a aplacar as mazelas desta vida e as mesquinharias tão presentes nas relações humanas - assinalou a senadora.
Em seguida, Serys leu um texto escrito por Frei Betto, intitulado "Dom Pedro Casaldáliga, santo e herói", sobre a vida e a luta do religioso em defesa dos mais humildes. Casaldáliga, que durante o regime militar se destacou pela defesa dos direitos humanos, foi chamado por Serys de bispo dos pobres, dos despossuídos e dos discriminados.
- Parabéns por sua luta, sua garra e sua perseverança e por demonstrar a todo dia que o mundo pode ser diferente, com mais solidariedade, justiça e paz - concluiu a senadora.
Os demais homenageados são dom Manuel da Cruz, o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo e os defensores públicos Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.
21/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
Senado inicia sessão para entrega da comenda Dom Helder Câmara
Plenário entrega Comenda Dom Helder Câmara a defensores dos direitos humanos
Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos
Senado anuncia lista de agraciados com a Comenda Dom Helder Câmara
Senado distingue seis brasileiros com a comenda Dom Helder Câmara