Plenário entrega Comenda Dom Helder Câmara a defensores dos direitos humanos
O Senado entregou nesta terça-feira (21), em sessão especial, a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder a quatro personalidades: o bispo católico dom Pedro Casaldáliga, o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo e os defensores públicos Wagner Giron de la Torre e Antônio Roberto Cardoso. Também agraciado, o bispo católico dom Manuel Edmilson da Cruz recusou o prêmio em protesto contra reajuste de 61% para os parlamentares.
A condecoração, concedida pela primeira vez, é conferida a personalidades que se destacaram na defesa dos direitos humanos no Brasil. Os homenageados foram escolhidos por um Conselho, presidido pelo senador Marco Maciel (DEM-PE).
A sessão foi aberta pela Serys Slhessarenko (PT-MT), que exaltou o trabalho de dom Pedro Casaldáliga. O religioso é espanhol, vive no Brasil desde 1968 e notabilizou-se pela luta por distribuição de terras e contra o trabalho escravo. Com problemas de saúde, não pode comparecer a homenagem, que foi entregue pelo senador Eduardo Azeredo, a seu representante Elder Magalhães.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), entregou o diploma a Antônio Roberto Cardoso. Eduardo Dalber, representante do deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo, recebeu o diploma das mãos de Marco Maciel e o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) entregou o prêmio a Wagner de La Torre.
21/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos
Agraciados recebem Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Senado concede Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos
Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara será entregue na terça-feira