Plenário entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
O Plenário do Senado realiza, neste momento, sessão especial para entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Concedida pela primeira vez no Senado, a homenagem se dirige aos cinco vencedores do prêmio: Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Marcelo Freixo, Wagner de La Torre e Antônio Roberto Cardoso.
Além de exaltar o trabalho dos agraciados, os senadores lembram a trajetória de dom Hélder em favor dos direitos humanos. Já falaram os senadores Marco Maciel (DEM-PE), José Nery (PSOL-PA), Serys Slhessarenko (PT-MT), Cristovam Buarque (PDT-DF), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Pedro Casaldáliga é espanhol e vive no Brasil desde 1968, onde foi ordenado bispo emérito da Igreja Católica, tendo se destacado na defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Wagner de La Torre é paulista e exerce a profissão de defensor público na cidade de Taubaté (SP), onde presta serviços a pessoas mais humildes. O paraense Antônio Roberto Cardoso também é defensor público e especialista em direitos humanos. Dom Manuel da Cruz é natural do Ceará e defensor dos direitos humanos, com inspiração nas ideias de Dom Hélder Câmara. Já Marcelo Freixo exerce o quarto mandato de deputado estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro e tem atuado contra a ação de milícias em comunidades carentes.
Mais informações a seguir
21/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário entrega Comenda Dom Helder Câmara a defensores dos direitos humanos
Comenda Dom Hélder Câmara é entregue a defensores dos direitos humanos
Agraciados recebem Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Senado concede Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Comenda Dom Hélder Câmara destacará luta pelos direitos humanos
Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara será entregue na terça-feira