Serys lembra a luta de Tancredo pela soberania popular e o estado de direito



Ao homenagear o centenário do nascimento do presidente Tancredo Neves, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) afirmou que "muita história poderia ser contada sobre a vida de um político que atuou por quase meio século sempre na defesa da soberania popular e do Estado de Direito".

A senadora disse que, decorridas duas décadas desse novo período democrático da história brasileira, "nem sempre nos lembramos como foi difícil a conquista dessa liberdade e a superação da ditadura militar, que nos oprimiu por tanto tempo".

Serys afirmou que Tancredo, juntamente com o deputado Ulysses Guimarães e outros lideres da oposição ao regime militar, "conduziu como Moisés a nação brasileira para fora das trevas da ditadura e no final só pôde só ter um vislumbre do amanhecer da democracia que obtivera para seu povo".

Para ela, o presidente será lembrado "por seu legado e seu exemplo democrático" no futuro, na medida em que o Brasil, sob o regime democrático, "consolide cada vez mais seus objetivos constitucionais de promoção da justiça e igualdade de oportunidades para todos e para todas".

A senadora reduziu seu discurso devido à realização de sessão extraordinária do Senado ainda nesta quarta-feira (3), mas pediu que a íntegra seja transcrita nos anais do Senado.

03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CABRAL LEMBRA LUTA DA OAB PELO ESTADO DE DIREITO

Azeredo lembra atuação de Aureliano na luta pelo Estado de Direito

TEOTÔNIO LEMBRA A LUTA DO MENESTREL DAS ALAGOAS PELA ANISTIA

Simon lembra luta pela anistia e pelo fim da tortura

Serys afirma que Che Guevara simboliza a luta pela igualdade e liberdade

MARLUCE LEMBRA LUTA PARA IMPLANTAR O ESTADO DE RORAIMA