Serys participa de abertura do 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo



"É nessa busca conjunta e sem imposição de regras dos mais ricos sobre os mais pobres que a gente vê quão importante são essas ações que o Poder Legislativo está fazendo. É a partir daí que vamos conquistar mudanças significativas para melhorar o nosso planeta." Foi assim que a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente de Honra do Programa Senado Verde, definiu, na manhã desta segunda-feira (29), o 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo, uma iniciativa do Senado, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União (TCU).

VEJA MAIS

Segundo a senadora, que fez parte da mesa de abertura do seminário, ao dar visibilidade às ações e experiências obtidas com a adoção de programas de gestão ambiental nos três níveis do Poder Legislativo, o evento torna-se uma importante ferramenta para mostrar e exemplificar aos demais órgãos públicos, ao empresariado e também à sociedade que é preciso que todos se envolvam nesse processo "da busca pelo desenvolvimento com sustentabilidade, mas com a preocupação também de construir um planeta melhor para todos e com a vida preservada".

Ao abrir oficialmente o evento, o deputado Sarney Filho (PV-MA) lembrou que, nesse processo, não basta ao Poder Legislativo exercer apenas suas competências constitucionais de legislar e fiscalizar. Importa também, segundo ele, a adoção de práticas saudáveis que tenham por objetivo dar exemplo de boas práticas ambientais no âmbito da Administração pública como um todo. Entre as medidas que podem ser efetivadas sem dificuldades, o deputado citou a leitura de textos pelo computador, em vez de imprimi-los em papel; a utilização de copos de vidros no lugar de usar vários de plástico durante um único dia; a destinação de resíduos em lixeiras corretas e o ato de desligar as luzes das salas de trabalho vazias.

-São atitudes simples, que não exigiriam assim tanto esforço adicional de cada um de nós, mas que, se somadas, representariam uma notável economia de materiais e de energia - afirmou o deputado, que já foi ministro do Meio Ambiente.

Em sua exposição, Sarney Filho lembrou a importante contribuição da Câmara dos Deputados nesse processo, com a criação do Núcleo de Gestão Ambiental, conhecido como Ecocâmara. Informou que esse organismo atua como órgão de planejamento e gestão para o incentivo, a orientação e a consolidação das ações ambientais sustentáveis executadas pelos diversos órgãos internos da Casa.

Senado Verde

Também participaram da mesa de abertura o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia; o secretário-geral do TCU, Sérgio Freitas; e o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio.

O seminário iniciou-se nesta segunda e segue até a próxima quarta-feira (31), com diversas palestras que englobam assuntos como gestão sócio-ambiental de resíduos, transporte sustentável, democratização da linguagem ambiental, arquitetura e construção sustentável e ONGs ambientalistas "construindo parcerias", entre outros. Na terça (30), o foco do seminário serão os programas voltados para as boas práticas ambientais desenvolvidos no Senado, na Câmara e no TCU.

Nesta terça, como representante da Câmara, Sérgio Sampaio falará sobre o Ecocâmara, e, em nome do TCU, Sérgio Freitas discorrerá sobre o TCU Sustentável. Já pelo Senado, Agaciel Maia explicará aos participantes do evento em que consiste o programa Senado Verde.

Segundo informou a coordenadora do Senado Verde, Mariângela Cascão, o programa foi criado em junho deste ano, com o objetivo de assessorar a direção-geral da Casa a elaborar políticas de gestão ambiental para o Senado. Além disso, outra importante meta do Senado Verde, segundo Mariângela, é a de conscientizar os funcionários da instituição - e, por intermédio deles, a sociedade como um todo - sobre a importância de preservar a natureza para as gerações futuras.

- Se nós continuarmos gastando e desperdiçando recursos naturais, não vamos deixar um legado de sustentabilidade para as próximas gerações - destacou a coordenadora do programa.

O seminário será encerrado no dia 31 com um curso de formação de gestores da Água e Edificações. Estão sendo oferecidas 70 vagas, com inscrições gratuitas que podem ser feitas até esta terça-feira.



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empresas com boas práticas ambientais poderão ser favorecidas em licitações públicas

Municípios do RS realizam seminário de boas práticas

Seminário debate boas práticas e aprimoramento da gestão escolar

Voto distrital é defendido em seminário sobre boas práticas legislativas

Sarney participa da entrega do selo de boas práticas a empresas de cana-de-açúcar

Brasil participa de encontro no Paraguai sobre boas práticas na legislação para crianças e adolescentes