Serys processa donos da Planam



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) ingressou na Justiça, no último dia 3, com ação contra os donos da empresa Planam, Luiz Antônio e Darci Vedoin, acusados de chefiar a quadrilha que desviava recursos do Orçamento da União por meio da compra superfaturada de ambulâncias. Os Vedoin a citaram como beneficiária do esquema fraudulento, mas nada ficou provado.

De acordo com informe publicado no site oficial da senadora (www.serys.pro.br), por meio do seu advogado, Alexandre Slhessarenko, Serys ingressou, no Fórum Criminal de Cuiabá, com queixa-crime contra Luiz Antônio e Darci Vedoin por calúnia, difamação e injúria. Outras ações devem ser tomadas já nos próximos dias, incluindo representações ao Ministério Público por denunciação caluniosa e falso testemunho, além de ação civil de reparação de danos morais.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado arquivou, em novembro de 2006, processo por quebra de decoro parlamentar contra a senadora por não encontrar indícios que pudessem atestar seu envolvimento no esquema de corrupção. Seu genro, Paulo Roberto Ribeiro, foi acusado de receber R$ 35 mil da Planam. Ele assumiu ter auferido o montante, mas alegou que o valor se referia ao pagamento pela venda de equipamentos hospitalares à empresa.

Em entrevista à Rádio Senado nesta segunda-feira (8), Serys afirmou acreditar que o envolvimento de seu nome no escândalo tinha o objetivo de prejudicar sua candidatura ao governo do estado nas últimas eleições e se considera vítima de "armação política". Ela credita a perseguição à sua atuação na Assembléia Legislativa de Mato Grosso até 2003, como deputada estadual, quando batalhou pela abertura de diversas comissões parlamentares de inquérito para investigar a atuação do crime organizado no estado.

- Hoje já temos um posicionamento dentro da própria Polícia Federal de que foi uma grande armação política, uma vingança que fizeram contra a minha pessoa - avaliou.



09/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa diz que não houve favorecimento à Planam

Número de prefeituras beneficiadas com ambulâncias da Planam, por partido

CGU divulga lista dos parlamentares que mais apresentaram emendas que beneficiaram Planam

Antero rebate acusações de Vedoin e acusa governador de Mato Grosso de ter beneficiado a Planam

Maluf processa promotores

Enviado à CCJ requerimento de Jader que autoriza STF a processá-lo