Antero rebate acusações de Vedoin e acusa governador de Mato Grosso de ter beneficiado a Planam



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) se defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (23), da acusação feita à revista Veja pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin, sócio da Planam e apontado como líder da chamada "máfia das ambulâncias", de que teria participação no esquema.

Em entrevista, Vedoin disse que seu pai, José Darci Vedoin, acertou com Antero o pagamento de R$ 40 mil em comissão pela elaboração de emendas ao orçamento no valor de R$ 400 mil destinadas à compra de ambulâncias da empresa da família. O repasse dos recursos, segundo Luiz Antônio Vedoin, teria sido feito por meio do deputado Lino Rossi (PP-MT), cujo nome consta do relatório preliminar da CPI dos Sanguessugas.

Antero destacou que Vedoin foi ouvido em diferentes esferas da Justiça por mais de 120 horas e jamais havia citado seu nome. Lembrou, ainda, que Maria da Penha Lino, ex-assessora do Ministério da Saúde que teria a incumbência de agilizar a aprovação das emendas, teria observado, em depoimento, que ele, Antero, seria "inacessível".

O senador condenou a postura de Veja, que, segundo informou, não procurou ouvir sua versão dos fatos, e lamentou que o desmentido feito pelo deputado Lino Rossi, que isentou Antero, não tenha recebido o mesmo destaque por parte da imprensa. Ele informou que está solicitando direito de resposta ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

O parlamentar disse ainda que protocolou na CPI dos Sanguessugas, e fará o mesmo junto ao Ministério Público Federal, pedido de investigação sobre isenção de impostos concedida à Planam e à Santa Maria, outra empresa do grupo, pelo atual governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS).

Segundo Antero, Maggi assinou decreto beneficiando a Planam e a Santa Maria com isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) até dezembro de 2007.

O senador foi aparteado por Alvaro Dias (PSDB-PR), que elogiou seu "comportamento corajoso" e observou que "sua conduta sempre merecerá aplausos".

23/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero nega acusações de Vedoin e apresenta sua defesa à CPI

Antero rebate acusações de João Arcanjo

ANTERO: PSDB FOI VITORIOSO NO MATO GROSSO

Antero alerta para queimadas no Mato Grosso

ANTERO SE SOLIDARIZA COM DIRETOR DA SUDAM EM MATO GROSSO

Hartung rebate acusações do governador do ES