Serys quer agilizar reforma agrária em Mato Grosso
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) defendeu nesta quinta-feira (6), em Plenário, a necessidade de se agilizar a reforma agrária no estado de Mato Grosso. Segundo ela, há milhares de famílias acampadas há anos, -com fome e sem esperança-, enquanto processos de desapropriação já prontos para execução imediata estariam paralisados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Slhessarenko reconheceu a natureza difícil e lenta dos processos de reforma agrária, mas afirmou que nada justifica a inoperância do Incra no estado, onde o instituto, segundo observou, é conhecido pelo apelido de incravado.
Ao lado de processos de desapropriação de terras de boa qualidade em municípios como Tangará da Serra, Santo Afonso, Poxoréu, Pedra Preta, Guiratinga, que estão parados, disse a senadora, há quatro fazendas já desapropriadas, com terras totalmente impróprias para agricultura de pequena extensão.
Segundo ela, comenta-se no estado que fazendeiros e corretores de má fé, aliados, possivelmente, até a funcionários públicos, estariam por trás dessa política -desastrosa- de reforma agrária.
- Estou convicta de que o atual governo modificará esse estado de coisas, porque a política de assentamentos e fomento às pequenas propriedades é fundamental para o êxito do programa Fome Zero. O Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) é uma organização séria no estado e merece total apoio - ressaltou Serys.
Para ela, em função da morosidade do Incra, os conflitos entre grupos de sem terra e fazendeiros são iminentes em Mato Grosso. A senadora afirmou que a situação da reforma agrária também é insustentável em estados como Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
RODOVIAS
A senadora por Mato Grosso voltou a pedir providências urgentes para a recuperação das rodovias federais no estado, onde as safras de soja, milho, arroz e as exportações de carne estão enfrentando muitas dificuldades para seu escoamento.
- As BRs 163, 070, 364 e 158 estão intransitáveis, com trechos em emergência, atoladouros e pistas asfaltadas com mais buracos do que revestimento. Foi liberada uma pequena verba emergencial, mas totalmente insuficiente - disse.
Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou que a solução para o escoamento das safras de estados como Mato Grosso, Tocantins e Goiás é a implantação plena da ferrovia Norte-Sul, para levar essa produção até o porto de São Luís (MA).
Ele pediu o apoio dos senadores desses estados para o projeto. Serys Slhessarenko confirmou seu comprometimento com a luta pela ampliação dessa ferrovia.
06/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys defende reforma agrária em Mato Grosso
Serys cobra medidas para agilizar a Justiça em Mato Grosso
Serys quer proteção a testemunhas e combate a crime organizado no Mato Grosso
Serys quer que governo faça reforma agrária em terras públicas ocupadas
Serys aplaude duplicação de rodovia em Mato Grosso
Serys comemora contratos do PAC para o Mato Grosso