Serys registra evento em Cuiabá promovido pelo Fórum Pró-Ferrovia



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou a realização, nesta quinta-feira (6), em Cuiabá, de evento em comemoração ao 30º aniversário da Lei 6346/76, promovido pelo Fórum Pró-Ferrovia. Essa lei, de iniciativa do ex-senador Vicente Emílio Vuolo, incluiu no Plano Nacional de Viação a ligação ferroviária entre as cidades de Aparecida do Taboado (MS), Rubinéia (SP) e Cuiabá.

O evento, disse a senadora, é "mais do que oportuno", por relembrar "a histórica iniciativa do saudoso senador e deputado federal Vicente Emílio Vuolo".

- Nunca é demais lembrar Vicente Vuolo, um homem que soube projetar o progresso e o desenvolvimento que hoje já destacam o estado de Mato Grosso e marcou a história do nosso estado - afirmou.

Serys disse que a ferrovia é uma aspiração muito antiga dos mato-grossenses, desde o início do século 20, quando foi projetada para ligar Bauru (SP) a Cuiabá, mas teve que ser desviada devido à Guerra do Paraguai. A senadora lembrou o projeto da Ferronorte, que ligará o Centro-Oeste e a Amazônia Legal ao Sul do Brasil, por meio de 5 mil quilômetros de ferrovias.

A senadora informou que a primeira etapa já está pronta, com 410 quilômetros e investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão, interligando Aparecida do Taboado (MS) a Alto Taquari (MT). A segunda etapa deve chegar a Cuiabá, passando por Rondonópolis e, de lá, deve partir para a terceira etapa com uma bifurcação na ferrovia, formando um "Y", seguindo à esquerda por mais 1,5 mil quilômetros até Porto Velho (RO) e, à direita, até Santarém (PA).

A partir de Santarém, a Ferronorte se interligará com a hidrovia do Rio Madeira, que comporta navios oceânicos, e inclui também um outro ramal que interligará as cidades de Alto Araguaia (MT), Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG).

06/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys registra os 280 anos de Cuiabá e a marcha dos prefeitos

Exploração Sexual Infantil é debatida em Fórum promovido pelo Estado

Congresso Virtual promovido pelo MDA registra mais de 5 mil acessos em quatro dias

Brasil é promovido em evento de cruzeiros

Cristovam defende a federalização das escolas em evento promovido pela Unesco

Legalidade é tema de fórum de debates promovido pela CCJ