Serys registra importância da marcha de prefeitos



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) destacou nesta segunda-feira (15) a importância da realização nesta terça-feira (16) da 7ª Marcha dos Prefeitos a Brasília. Ela disse que o evento será uma boa oportunidade para defender o fortalecimento do poder local, particularmente o poder de definição de determinadas políticas e a descentralização dos recursos. Serys lembrou que a reforma tributária estabeleceu alguns avanços, mas é preciso ir mais além. Ela anunciou que a bancada de Mato Grosso vai reunir-se com os prefeitos da região.

Serys também comunicou ao Plenário que havia acabado de participar do lançamento do Projeto Solis, iniciativa do Senado coordenada pelo Prodasen (Secretaria Especial de Informática). De acordo com a senadora, o projeto prevê a adoção do software livre pelo Senado Federal e, no prazo de três anos, os atuais softwares proprietários poderão ser substituídos pelos de código-fonte aberto. A parlamentar destacou que a medida vai gerar uma economia de cerca de R$ 3,5 milhões anuais ao Senado porque o novo sistema não requer o pagamento de taxa de utilização (royalties).

Como presidente da Frente Parlamentar pelo Software Livre e Inclusão Digital, a senadora disse se orgulhar do feito pelo Senado, já que a medida vai ampliar as possibilidades de liberdade econômica e poderá se firmar como um projeto-espelho para que as demais esferas do poder público também adotem o software livre.

Serya anunciou ainda que, na próxima sexta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Cuiabá vai realizar audiência pública para tratar dos recursos hídricos do país.



15/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serys registra os 280 anos de Cuiabá e a marcha dos prefeitos

Rosalba ressalta importância da 10ª Marcha dos Prefeitos a Brasília

Ideli Salvatti ressalta importância da chamada Marcha dos Prefeitos

Serys parabeniza prefeitos por Marcha a Brasília e defende respeito à diversidade sexual

Ideli registra marcha dos prefeitos a Brasília

Serys apresenta projeto limitando reeleição de prefeitos e vice-prefeitos