Serys ressalta aprovação de projetos que vão beneficiar a educação



Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) disse que duas matérias aprovadas pelo Senado na semana passada vão contribuir de forma decisiva para a melhoria da educação no Brasil: o substitutivo ao projeto de lei que institui o piso salarial dos professores do ensino básico (PLS 59/04), de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF); e a proposta de emenda à Constituição (PEC 96/03) que reduz gradualmente, a partir de 2009, os percentuais de Desvinculação das Receitas da União DRU sobre as verbas destinadas à manutenção e desenvolvimento do ensino, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

- Esta proposta deverá beneficiar cerca de 800 mil professores no Brasil, além de aposentados e pensionistas da categoria. A partir de janeiro de 2010, nenhum professor da educação básica poderá receber menos que 950 reais. Uma vitória - disse Serys, ressaltando que a matéria deverá ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 16.

Serys registrou ainda a importância da extinção da DRU, prevista para 2011. A DRU dá mais liberdade para o governo federal distribuir os recursos do orçamento entre os programas que julgar prioritários. Com o fim do mecanismo, haverá menos liberdade para o Executivo destinar as verbas constitucionalmente vinculadas à educação a outros setores.

Embora tenha destacado a relevância dos dois projetos, Serys disse que o Brasil ainda precisa vencer muitos desafios na educação, como a superação das desigualdades regionais no ensino.

- São necessários mais investimentos, mais olhares para este segmento. A educação é a base para o crescimento - frisou a senadora, reconhecendo que a melhoria dos índices educacionais do país é um grande desafio, mas que deve ser enfrentado em benefício da sociedade.

Clima

Serys registrou também a sua participação no Fórum de Legisladores dos Países do G8 e do +5 para Mudanças Climáticas, ocorrido em Tóquio entre 27 e 30 de junho. A delegação chefiada pela senadora contou o senador Renato Casagrande (PSB-ES), o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP) e o diretor-executivo para o Brasil no Banco Mundial, Rogério Studart.

- O primeiro-ministro [japonês] Fukuda deixou claro durante a abertura do fórum que a mudança de clima não conhece fronteiras e exigirá esforços de todos, e em especial dos grandes emissores, representado em Tóquio pelo G8 e o +5 - afirmou Serys.

O G8 é o grupo que reúne os representantes do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e Rússia. Já o +5 congrega os líderes dos países de economia emergente (Brasil, Índia, México, África do Sul e China).



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede aprovação de projetos para a beneficiar a Amazônia

Serys destaca aprovação de projetos em favor de Mato Grosso

Garibaldi destaca aprovação de projetos em favor da educação

Cristovam comemora aprovação de projetos em benefício da educação

Paim defende aprovação de projetos com investimentos na educação pública

Serys Slhessarenko ressalta valor de ações municipais