Serys Slhessarenko alerta para o risco da internacionalização da Amazônia



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que preside o Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, alertou nesta quinta-feira (27), durante a sessão especial no Plenário, para a possibilidade de os norte-americanos se voltarem no futuro para a internacionalização da Amazônia.

Na avaliação da senadora, o presidente George W.Bush, -ao declarar guerra ao Iraque como se fosse o dono do mundo-, está dando um recado aos brasileiros do que poderá vir a fazer com áreas que lhe interessam, como no caso a Amazônia. Ela elogiou a posição contrária do presidente do Senado, José Sarney, ao conflito armado no Iraque e propôs que os pronunciamentos do senador sejam encaminhados a todos os parlamentos do mundo.

Serys ressaltou a importância do prêmio Bertha Lutz para agraciar as defensoras dos direitos femininos e exortou as mulheres a lutar por uma sociedade mais justa e solidária em todos os campos. Homenageou também as vítimas do crime organizado, inclusive a esposa do juiz assassinado recentemente no interior paulista.

A luta contra a discriminação da mulher, segundo Serys, tem que ser superada em todas as áreas, mudando desde as relações dentro das famílias até as políticas públicas. Ela reivindicou ainda maior participação feminina no espaço político.- Somos nove senadoras de um total de 81. Ainda é muito pouco para representar 52% da sociedade brasileira-, disse a senadora, defendendo a lei de cotas para as mulheres na escolha de candidatos pelos partidos políticos.



27/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


MOZARILDO ALERTA PARA O PERIGO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

Mozarildo alerta para campanha pela internacionalização da Amazônia

Serys alerta para risco de mistura de milho tradicional e transgênico

ROCHA ALERTA PARA RISCO DE AGRESSÃO EXTERNA NA AMAZÔNIA

LUIZ OTÁVIO ALERTA PARA RISCO EM TRANSPORTE DE ÓLEO NA AMAZÔNIA

Sibá Machado adverte para risco de internacionalização