Sessão debaterá emenda que inclui alimentação nos direitos sociais



Está marcada para as 14h30 a sessão desta terça-feira (dia 26) em que será debatida, pela primeira vez no Plenário, a proposta de emenda à Constituição do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que inclui a alimentação no rol dos direitos sociais. A emenda conta com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde teve como relator o senador Sebastião Rocha (PDT-AP).

A mudança pretendida por Valadares incide sobre o artigo 6 da Constituição, para acrescentar o direito à alimentação à lista de diretos sociais dos brasileiros - que são educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

A alimentação, explica o senador, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1993 e consta da Carta dos Direitos de 1948 como o primeiro direito do cidadão. E o Brasil, observou Valadares, manifestou-se oficialmente, junto à ONU, favoravelmente à inclusão da alimentação como direito social do cidadão.

Ele lembra ainda, em sua justificação, que um terço da população brasileira é mal nutrida e 9% das crianças morrem antes de completar um ano de vida. A idéia da proposta, assegurou, -é não permitir que ninguém venha a morrer no Brasil por falta de um prato de comida, assegurando aos segmentos mais pobres o estabelecimento de políticas públicas consistentes que evitem a fome e a miséria-.

Os senadores também irão avaliar outras duas propostas de emenda à Constituição. Uma delas, também em fase inicial de exame no Plenário, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), estabelece as competências privativas do Congresso Nacional e da Presidência da República no tocante aos atos internacionais. A outra, do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), estende o benefício do salário-educação para a educação infantil e está na quarta sessão de discussão do primeiro turno.

Constam ainda da pauta da sessão 16 projetos de decretos legislativos que autorizam o funcionamento de emissoras de rádio no país, sendo 15 de radiodifusão comunitária e uma de freqüência modulada (FM).



25/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inclui a alimentação entre os direitos sociais

Valadares defende PEC que inclui alimentação entre os direitos sociais

PEC inclui alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição

Valadares quer incluir alimentação entre os direitos sociais do brasileiro

Sessão especial em homenagem a crianças e professores inclui leitura da Declaração dos Direitos da Criança, da ONU

Patrus Ananias debaterá programas sociais com senadores