Sessão solene homenageia Movimento dos Focolares
Teve início pouco antes das 15h a sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar os 69 anos do Movimento dos Focolares. A homenagem foi requerida pelo senador Wellington Dias (PT-PI) e pelo deputado Carlinhos Almeida (PT-SP).
O movimento leigo da Igreja Católica foi fundado em 1943, por Chiara Lubich, na cidade de Trento, no norte da Itália. Então com 23 anos, ela e outras jovens se organizaram para levar o evangelho à sociedade e para pregar a paz e a unidade em plena Segunda Guerra Mundial, tempos de ódio e intolerância. Com o passar dos anos, homens também passaram a integrar o movimento, mas a direção, conforme seus próprios estatutos, cabe sempre a uma mulher – hoje, à também italiana Maria Voce.
Na abertura da sessão foi lida uma mensagem do presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), que destacou os ideais do movimento com "capacidade de se multiplicar em iniciativas generosas pelo mundo" e saudou a todos os participantes do Movimento, declarando o seu apoio ao trabalho "pela paz e pela fraternidade entre os homens".
07/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso homenageia Movimento dos Focolares
Congresso Nacional homenageia Movimento dos Focolares
SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA A MULHER
Sessão Solene homenageia a Mulher
Em sessão solene, Congresso homenageia cooperativismo
Sessão solene homenageia Força Aérea