Setor de Educação do Mercosul aprova criação de intercâmbio entre estudantes
Nesta quarta-feira (9), o Setor de Educação do Mercosul (SEM) acatou a proposta do Brasil sobre a criação de intercâmbio de estudantes em licenciaturas entre os países do Mercosul. Segundo a proposta do ministro da Educação, Fernando Haddad, durante os cursos os estudantes seriam capacitados nas línguas portuguesa e espanhola.
O ministro afirmou que no Brasil, já existe uma lei que torna obrigatória a oferta do ensino de espanhol onde haja demanda por parte da comunidade. Entretanto, não existem professores suficientes no País. “Tenho certeza de que a procura e o impacto no ensino médio brasileiro seriam muito grandes. Nos intercâmbios, teríamos uma clientela muito qualificada”, disse Haddad.
A proposta será elaborada durante a gestão brasileira na presidência do SEM, assumida pelo Brasil durante a 38ª reunião de ministros da educação da região, realizada em Buenos Aires, também nesta quarta-feira. Os países que fazem parte do Mercosul se revezam na presidência a cada seis anos. O Brasil esteve no posto pela última vez em 2008 e fica até o fim deste ano.
Durante a gestão brasileira, o Setor Educacional do Mercosul pretende aprovar o plano estratégico para o período de 2011 a 2015. As equipes dos países participantes voltam a se encontrar em Salvador (BA), em setembro deste ano, para elaboração do plano. A aprovação deve ocorrer em outra série de reuniões com os ministros, em novembro, no Rio de Janeiro.
Fonte:
Ministério da Educação
09/06/2010 21:17
Artigos Relacionados
Unesp: Congresso promove intercâmbio entre estudantes
Senado aprova acordo para intercâmbio de professores no Mercosul
Intercâmbio entre SP e EUA promove melhorias na educação pública
Projeto aprova texto de acordo entre Brasil e Argentina para intercâmbio de estagiários
Representação Brasileira no Mercosul aprova criação de banco
Comissão aprova acordo entre o Mercosul e o Egito