Sibá defende aprovação pela Câmara de projeto que protege meio ambiente



O senador Sibá Machado (PT-AC) fez um apelo em Plenário, nesta sexta-feira (27), para que a Câmara dos Deputados agilize a tramitação do projeto de lei apresentado pela senadora licenciada Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, que destina parte do Fundo de Participação dos Estados (FPE) às unidades da federação que possuam reservas indígenas e as chamadas unidades de conservação.

Segundo o senador, esse projeto poderá ajudar a reverter as altas taxas de desmatamento verificadas atualmente na Amazônia. Os últimos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta semana, mostraram que o desmatamento naquela região cresceu 40% no biênio 2001-2002, quando comparado ao mesmo período anterior.

Sibá citou informações da reportagem veiculada na edição desta sexta-feira do jornal Folha de São Paulo, segundo a qual -a área desmatada subiu de 18,1 mil quilômetros quadrados para 25,4 mil em 2001-2002-, o segundo mais alto índice registrado pelo INPE desde que o órgão iniciou a medição anual. No governo passado, conforme a reportagem, havia a expectativa de que as taxas de desflorestamento caíssem.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ressaltou que são exatamente essas informações que reforçam a convicção dos que defendem a internacionalização da Amazônia, com a sua transformação em patrimônio da humanidade. -A Amazônia é patrimônio do Brasil a serviço da humanidade-, disse Simon, que sugeriu ao governo a criação de um ministério para cuidar das questões relacionadas à região.

Simon informou ainda que está sendo formada uma comissão com senadores da Amazônia para aprofundar os estudos e formular propostas que resguardem a região e atendam às necessidades da sua população. Sibá manifestou o seu interesse em participar da comissão, criticou a visão imediatista dos planejamentos empresariais e listou algumas das providências que estão sendo tomadas pelo governo, como a difusão de tecnologias apropriadas à preservação ambiental, estímulos financeiros e um monitoramento mais rigoroso do desmatamento na Amazônia.




27/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio da Fonseca quer aprovação de projeto que protege o meio ambiente

Empresa que protege o meio ambiente poderá ter vantagem em licitação

CMA aprova instituição de homenagem para quem protege o meio ambiente

Aprovação de projeto pela Câmara beneficia carteiros, diz Paim

Sibá elogia preocupação da Petrobras com o meio ambiente

Para reduzir custos e preservar o meio ambiente, senador defende uso de álcool e biodiesel pela aviação comercial