Sibá defende inclusão da reforma política na pauta do Congresso
O senador Sibá Machado (PT-AC) defendeu nesta segunda-feira (26) a necessidade de o Congresso começar a discutir a reforma política. Ele admitiu que os parlamentares não se mobilizam para discutir essa matéria, mas ponderou que é preciso aperfeiçoar os mecanismos de participação e retirar os vícios das máquinas partidárias.
Sibá também afirmou-se favorável ao fim da reeleição para o Executivo e à definição de um mandato de cinco anos para a Presidência da República e os governos estaduais e municipais, conforme proposta de emenda à Constituição (PEC) que já apresentou. Em sua opinião, a reeleição exibiu à sociedade o uso abusivo da máquina pública e a frouxidão da Justiça eleitoral.
O senador disse também que pretende apresentar outra PEC, para unificar todas as eleições a partir de 2010, com mandatos de cinco anos. De acordo com Sibá, o Brasil tem prejuízos com mandatos de quatro anos intercalados por eleições no meio destes mandatos.
Outro tema que deve ser abordada na reforma política, defendeu o senador, é o do financiamento público das campanhas. Para Sibá, enquanto não houver igualdade de condições de acesso aos meios de divulgar plataformas eleitorais, a sociedade sempre elegerá candidatos favorecidos pelo poder financeiro. O senados assinalou ainda que o Parlamento deve discutir a mudança nas eleições proporcionais em prol do voto distrital misto.
Sibá aproveitou para saudar o senador Eurípedes Camargo (PT-DF), que deverá ceder seu posto ao senador Cristovam Buarque (PT-DF), que deixou o Ministério da Educação. Os senadores Ramez Tebet (PMDB-MT) e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que presidia a Mesa, se associaram nas homenagens a Eurípedes Camargo e ressaltaram a dignidade, competência e humildade de Eurípedes enquanto atuou no Senado.
26/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe Rodrigues pede inclusão na pauta das PECs sobre reforma política
Sibá Machado defende reforma política, com prioridade para unificação da data das eleições
Reforma Política está na pauta do Congresso desde a década de 90
Sibá quer inclusão da comunidade e realização da reforma agrária para desenvolvimento da Amazônia
Heráclito cobra inclusão de créditos para o Piauí na pauta do Congresso
Paulo Paim quer inclusão de projetos de interesse popular na pauta positiva do Congresso