Sibá diz que ainda não recebeu informações do corregedor



Em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (4), o presidente do Conselho de Ética, senador Sibá Machado (PT-AC), afirmou que pretende analisar todos os documentos relacionados ao caso antes de tomar qualquer posicionamento a respeito da representação do PSOL sobre suposta quebra de decoro parlamentar por parte do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Acrescentou que esses documentos ainda não lhe foram repassados pelo corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP).

- Antes de mais nada, preciso conversar com o senador Romeu Tuma para que ele possa contribuir com os trabalhos da próxima reunião, quem sabe apresentando uma informação prévia de todo o acumulado que ele já processou durante esses dias. Não pretendo tomar nenhuma decisão sem que ele apresente os fatos que já analisou - disse Sibá.

O Conselho de Ética analisará a representação do PSOL, que questiona a relação de Renan Calheiros com as empreiteiras Mendes Júnior e Gautama, a partir de denúncias veiculadas pela mídia, na próxima quarta-feira (6). Sibá Machado frisou que, "qualquer que seja a decisão, ela será tomada de maneira coletiva".

- Se, porventura, os senadores acharem que não há comprovação nenhuma que embase a representação, podemos pedir o arquivamento. Uma outra possibilidade é que juntemos todas as informações e passemos aos membros do conselho para que, numa outra oportunidade, dentro de um prazo não muito distante, possamos analisar a fundamentação da representação. Ou, ainda, com base no que já temos, podemos instalar o processo e nomear o relator - afirmou.

No caso de instalação de processo para investigar as denúncias contra o presidente do Senado, Sibá admitiu a hipótese de designar o próprio Romeu Tuma para a relatoria. O assunto, porém, ainda não teria sido abordado com o corregedor.

04/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai eleger corregedor e Conselho de Ética ainda em fevereiro

Líderes e corregedor pressionam Gurgel por informações sobre Demóstenes

Corregedor solicita informações de processos contra Lobão Filho

CPI repassará ao corregedor da Câmara informações sobre deputado Eurico Miranda

Mário Calixto ainda não recebeu documentos que o incriminam

Serviço de Informações ao Cidadão já recebeu mais de cinco mil pedidos