Sibá festeja dados da economia e reportagem da "Veja"



O senador Sibá Machado (PT-AC) festejou nesta segunda-feira (31) os números positivos da economia brasileira e a reportagem da revista Veja sobre o assunto. Sibá ressaltou o fato de que, em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e emergiram para a classe C, o que, segundo reportagem, "catapultou o consumo e expandiu a classe média, deixando o país a um salto do desenvolvimento".

O senador também assinalou aumento recorde no número de postos de trabalho com carteira assinada. Sibá frisou, citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que o mês de fevereiro de 2008 teve o mais alto nível de formalização do mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do país desde 2002: o percentual de trabalhadores formais no total de ocupados, somando empregados com carteira assinada e funcionários públicos, chegou a 54,6%. No total, foram criados só em fevereiro, 204.963 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil.

- Essa formalização recorde reflete o aprimoramento da economia e a mudança da estrutura no mercado de trabalho, com aumento do poder de compra dos trabalhadores, da contratação de crédito e do consumo - disse o senador.

O parlamentar acrescentou que também o rendimento médio real dos ocupados - R$1.189,90 - cresceu nas seis principais regiões metropolitanas do país em fevereiro e é a maior média para o mês de fevereiro na série histórica iniciada em março de 2002.

O senador classificou ainda como animador o crescimento da economia brasileira, frisando queo crescimento atual, de 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB), é o maior desde 2004 e é liderado pelo mercado interno.

- E a demanda interna foi impulsionada pelo consumo das famílias, que cresceu 6,5%, e pelos investimentos, que expandiram 13,4%. A alta verificada no consumo das famílias é outro recorde na nova série histórica do PIB iniciada em 1996 - disse o senador.

Os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Paulo Paim (PT-RS) parabenizaram Sibá pelo discurso equilibrado, positivo e construtivo.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá festeja os 200 anos do Poder Judiciário brasileiro independente

Sibá Machado festeja salário mínimo equivalente a 200 dólares

Sibá destaca reportagem que contesta número de empregos em bingos

SEBASTIÃO ROCHA QUESTIONA REPORTAGEM DA VEJA

Veja a reportagem que explica o acidente do Metrô em São Paulo

Fernando Bezerra contesta reportagem da revista Veja