SEBASTIÃO ROCHA QUESTIONA REPORTAGEM DA VEJA



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) contestou nesta segunda-feira (dia 29) reportagem em que a revista Veja noticia um milagre desenvolvimentista no Amapá. O parlamentar indagou em que documentos a revista se respaldou, e apontou o risco de serem informações baseadas em marketing político do governador João Alberto Capiberibe.
Sebastião Rocha citou dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) mostrando que, ao contrário do que noticia a revista, a indigência no Amapá aumentou, assim como o desemprego. Ele reconheceu, contudo, que, tendo se transformado em estado há pouco tempo, o Amapá realmente tornou-se o maior polo de migração do país.
O senador desconfiou da informação dada pela revista sobre o crescimento de 7% no PIB amapaense este ano, observando que, nesse período, mais de 400 empresas de comércio fecharam suas portas. "Eu preciso confirmar esses dados, porque eles não estão compatíveis com a realidade do estado. E o governador não pode transformar seus devaneios em marketing político e divulgar coisas que não são verdadeiras", afirmou o parlamentar.
AGÊNCIA DE SAÚDE
Sebastião Rocha também pediu o empenho do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, e das lideranças partidárias para a votação da medida provisória recém-editada pelo governo que cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Em sua opinião, esse é um anseio de todos os organismos que participaram, no ano passado, do debate resultante na regulamentação dos planos de saúde. Ele lembrou que defendeu a criação dessa Agência, a fim de concentrar a regulamentação e a fiscalização desse setor num único organismo.
- Não tive tempo de analisar os detalhes dessa MP mas, quanto ao aspecto politico, entendo que a criação da agência se constitui num avanço, num ponto de apoio para usuários, prestadores de serviços, operadores e para o próprio governo.
O senador informou que está apresentando, junto à Comissão de Assuntos Sociais, requerimento de criação de uma Subcomissão da Saúde, destinada a acompanhar todos os projetos e debates concernentes ao setor. "Porque temos inúmeros projetos tramitando na Casa, mas não temos tido tempo suficiente para debater adequadamente esse assunto", argumentou. Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) contestou a utilização de medida provisória como forma de criação dessa agência.

29/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha repudia reportagem de Veja contra Brizola

Azeredo questiona reportagem sobre dívida de estados

JÁDER QUESTIONA VERACIDADE DE REPORTAGEM DA REVISTA "ÉPOCA"

Veja a reportagem que explica o acidente do Metrô em São Paulo

Fernando Bezerra contesta reportagem da revista Veja

Sibá festeja dados da economia e reportagem da "Veja"